Qual clube da Europa que Neymar assinou para deixar o Santos?
De volta ao Santos desde o dia 31 de janeiro deste ano, Neymar caminhou uma longa jornada até retornar a Vila Belmio. O jogador da Seleção Brasileira segue neste momento em recuperação de um edema na posterior da coxa esquerda e não deve estar disponível para o primeiro jogo do Peixe na Série A do Campeonato Brasileiro, diante do Vasco, neste domingo (30).
A primeira vez em que Neymar deixou o Santos foi em 2013 quando se mudou para o Barcelona, time espanhol onde brilhou ao lado de Messi e Suárez. De lá pra cá, o jogador ainda esteve em outros clubes de grande relevância mundial como o PSG, da França, e o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Quando foi vencido pelo Peixe ao Barcelona, o time espanhol desembolsou cerca de 17 milhões de euros (aproximadamente R$ 50 milhões na cotação da época), Por lá, Neymar permaneceu de 2013 até 2017.
Na sequência, o atleta da Seleção Brasileira se transferiu para o PSG, da França, se tornando a transferência mais cara do futebol mundial, onde o clube francês desembolsou 222 milhões de euros (cerca de R$ 821 milhões na cotação da época). Depois, em 2023, Neymar se mudou para o Al-Hilal, onde atuou em apenas sete jogos e viveu mais de um ano longe dos gramados se recuperando de uma grave lesão sofrida nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026, diante do Uruguai.
Divergências entre Neymar, Santos e Barcelona
A negociação envolvendo Santos e Barcelona pelo atacante Neymar, acabou parando na Justiça por irregularidades nos valores da transação. Na época, o Peixe chegou a processar o Barcelona e Neymar por divergências nos valores envolvendo a transação do atacante ao futebol espanhol. Somente após o caso encerrado, o atacante voltou a se aproximar do clube no qual foi formado e descoberto nas categorias de base. Neymar decidiu retornar ao Peixe em janeiro deste ano e assinou um contrato inicial de seis meses. Há informações de que conversas para uma possível renovação contratual já foram iniciadas e o Peixe busca mantê-lo no clube até o final de 2026.