Por que o Santos vai ter que jogar a série B do Brasileirão?
Após o time masculino profissional do Santos disputarem pela primeira vez em sua história a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024, agora chegou a vez do elenco feminino conhecer a segunda divisão nacional da categoria de forma inédita. O time foi rebaixado para a Série A2 do Brasileirão em agosto de 2024.
Desde 2023 o elenco feminino do Santos vem passando por alguns problemas internos e externos como a redução de investimentos, falta de planejamento e denúncias de assédio sexual e moral, feitas por jogadoras do clube envolvendo o ex-treinador Kleiton Lima, demitido ainda em 2023.
Em agosto do ano passado, após uma temporada bastante complicada, O Santos acabou cravando seu rebaixamento de forma inédita para a Série A2 do Campeonato Brasileiro, após empatarem com o time do Botafogo em 1 a 1, na penúltima rodada da primeira fase do torneio feminino. Vale destacar que as Sereias da Vila venciam o jogo por 1 a 0 mas sofreram o empate aos 48 minutos do segundo tempo.
O elenco de futebol feminino do Santos é uma das pioneiras na modalidade no Brasil e sempre foi um dos destaques no país, sendo uma das mais vitoriosas. As Sereias da Vila são bicampeãs da Copa Libertadores (2009 e 2010), campeãs brasileiras (2017), bicampeãs da Copa do Brasil (2008 e 2009) e tetracampeãs paulistas (2007, 2010, 2011 e 2018). Além disso, as Sereias da Vila já tiveram em seu elenco craques como Marta, Formiga e Cristiane, além de formar a base da seleção brasileira.
Sereias da Vila na temporada 2025
Na Série A2 do Campeonato Brasileiro de 2025, o Santos estreia em campo no próximo dia 19 de abril, onde visitam o time do Avaí/Kindermann, no Estádio Salézio Kindermann, em Santa Catarina. Além do Peixe, outras equipes que disputam a Série A do Brasileirão masculino, serão representados na segunda divisão do feminino, como o Atlético Mineiro, Botafogo, Fortaleza, Vasco e Vitória.