Paulo Henrique Ganso está com problema sério no coração: Saiba o que é
O Fluminense informou neste último sábado (18) que o meia Paulo Henrique Ganso foi diagnosticado com uma leve miocardite (inflamação no músculo cardíaco) durante os exames de pré-temporada. O clube ressaltou que o jogador não apresenta sintomas, mas ficará afastado das atividades físicas para seguir o tratamento e estará sob a supervisão do departamento médico.
O destino do ex-Santos permanece incerto, mas é evidente que qualquer retorno do atleta aos campos demandará extrema cautela. Conforme explicou a Dra. Thaysa Louzada, cardiologista e ecocardiografista do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, em São Paulo, um retorno prematuro às atividades físicas, antes de uma recuperação total da miocardite, pode resultar em complicações para o meio-campista.
“Em atletas profissionais que tiveram miocardite, retomar a atividade esportiva antes da recuperação total pode apresentar riscos graves. Isso inclui arritmias, insuficiência cardíaca e recorrência da miocardite. O coração pode não estar totalmente curado, e o esforço físico pode sobrecarregar o órgão, causando complicações. Por isso, o retorno aos treinos deve ser gradual e supervisionado por um cardiologista…”, disse a Dra. Thaysa Louzada.
Ainda segundo ela, não há consenso entre os especialistas sobre o tempo exato de espera para o retorno às atividades físicas. A decisão será baseada nos resultados dos próximos exames realizados por Paulo Henrique Ganso.
Paulo Henrique Ganso se pronuncia
No último domingo (19), Paulo Henrique Ganso se pronunciou pela primeira vez após ser diagnosticado com miocardite leve. Em seu Instagram, o jogador agradeceu as mensagens de apoio que tem recebido e expressou confiança em sua rápida recuperação.
“Passando para agradecer a todas as mensagens de carinho, apoio e força! Deus já cuidou de cada detalhe, desde o diagnóstico até a cura”, publicou.