5 maiores rivais do Santos

Conheça agora os grandes rivais do Santos, veja a história de como surgiu cada uma das suas rivalidades

O Peixe é um dos clubes mais tradicionais do Brasil, suas conquistas e história são conhecidas por todos os lugares. Durante sua trajetória no futebol, diversos clubes do país se tornaram rivais do Santos.

Isso se deve ao fato de que o Alvinegro Praiano sempre esteve no topo do futebol brasileiro, disputando partidas com outros grandes clubes do país.

Desde a época do Rei Pelé, ser um dos rivais do Santos é um rótulo que muitos clubes almejam. Entretanto, só alguns times conseguiram criar rivalidades históricas com o Santos. 

Sem mais enrolações, conheça a história dos maiores rivais do Santos.

Os grandes rivais do Santos

Antes de começarmos, vale a pena ressaltar que esta lista não possui uma ordem específica. Veja agora a lista dos grandes rivais do Santos.

SanSão – São Paulo 

O Clássico SanSão conta com simplesmente os dois maiores campeões mundiais. O Peixão e o São Paulo são donos de uma das rivalidades que mais possuem grandes títulos. 

Só do lado do Alvinegro praiano são três Libertadores, dois mundiais, oito campeonatos brasileiros e uma Copa do Brasil

O primeiro confronto entre os clubes aconteceu no dia 11 de maio de 1930, o jogo aconteceu na Vila Belmiro e terminou com o placar de 2 a 2.

Desde então, os clubes disputam diretamente na corrida pelos grandes títulos, inclusive já se enfrentaram na decisão de muitos. 

Clássico Alvinegro – Corinthians

O clássico Alvinegro é o mais antigo dentre todos os clássicos do estado de São Paulo. A primeira partida protagonizada pelos dois clubes aconteceu no dia 6 de março de 1913, com o Peixão levando a melhor pelo placar de 6 a 3. 

Durante toda a história, os clubes fizeram partidas memoráveis, um dos grandes momentos dessa rivalidade aconteceu nos anos de 2011 e 2012. 

Em 2011, o Santos conquistou a sua terceira taça Libertadores, o elenco era recheado de estrelas e contava com os jovens Neymar e Ganso. 

No ano seguinte, o Corinthians fez uma campanha surpreendente no torneio e encontrou com o, até então, atual campeão. 

Os dois times deram o seu melhor nas duas partidas, entretanto, o time da capital levou a melhor.

Clássico da Saudade – Palmeiras

Esta é uma das mais históricas rivalidades do Brasil. As partidas que foram protagonizadas entre o Santos e o Palmeiras se tornaram o grande clássico dos anos 60.

Esse passado de confrontos foi justamente o principal motivo para a origem do nome desta rivalidade. Nos anos 60, as duas equipes paulistas contavam com grandes nomes do futebol brasileiro.

O talentoso Ademir da Guia comandava o elenco palmeirense em suas partidas. No lado do Peixão, o elenco contava com ninguém e ninguém menos do que o Rei Pelé. 

Por contar com esses grandes nomes, na época, o Santos e o Palmeiras eram presenças constantes em decisões de campeonatos. 

Flamengo

Um clássico que se esfriou ao longo do tempo. Santos e Flamengo sempre protagonizaram grandes jogos com desfechos surpreendentes. 

Ambos já foram pedras no sapato um do outro em momentos decisivos de uma temporada. 

Um jogo que foi escrito não só na história dos clubes, mas sim na do futebol brasileiro foi o clássico disputado no dia 27 de julho de 2011.

A partida que aconteceu na Vila Belmiro contava com nomes do passado e futuro da seleção brasileira. De um lado, o Peixe tinha um jovem Neymar mostrando todo o seu talento para o mundo, do outro, o já consolidado e histórico Ronaldinho Gaúcho.

O jogo terminou com o placar de 5 a 4 para os visitantes. A trajetória da partida foi completamente maluca, contando com três viradas, o gol Puskás de Neymar, a batida de falta rasteira de Ronaldinho e muito mais! 

Essa partida entrou para a história do futebol brasileiro como uma das mais disputadas por duas equipes no campeonato brasileiro

Trio de Ferro

Bom, este aqui não é um clássico convencional entre duas equipes, mas a história dela se encaixa perfeitamente no quesito de rivalidade.

O chamado “Trio de Ferro” é a junção entre os três grandes clubes da capital paulista, São Paulo, Palmeiras e Corinthians.

Como todos sabem, o Santos vem do litoral paulista, no começo da história do Peixe, o Trio de Ferro não considerava o clube como um “verdadeiro paulista”.

Por conta disso, o clube foi obrigado a disputar o campeonato santista. Depois de um tempo, o Santos foi convidado a se integrar no campeonato paulista, dando início a uma rivalidade contra os três grandes da capital.