O quanto o goleiro João Paulo foi decisivo para o Santos no Brasileirão?
É possível afirmar que João Paulo foi o grande destaque do Santos na temporada de 2022 do alvinegro praiano. Regular do início ao fim, as boas atuações do goleiro dão a impressão de que o ano do Peixe poderia ser bem pior do que foi sem o arqueiro. Segundo levantamento realizado pelo site GloboEsporte.com, João Paulo foi o 10º goleiro mais decisivo do Campeonato Brasileiro 2022.
O arqueiro tem um índice de defesas decisivas (Defesas decisivas divididas pela soma de defesas decisivas e gols sofridos decisivos) de 44,3%. O líder do ranking, Fernando Miguel (Fortaleza), possui um índice de 63,6%.
João Paulo teve 27 defesas decisivas em 37 jogos no Campeonato Brasileiro, o que é o maior número entre todos os atletas da posição na competição. O fator que acaba fazendo com que o goleiro não tenha uma boa posição é a quantidade de gols sofridos: 34.
Defesas difíceis quando o time estava vencendo por um gol ou empatando
Se no índice de defesas decisivas João Paulo não se destaca, o goleiro santista é o líder em defesas difíceis qundo o time estava vencendo por um gol ou empatando. Confira o Top 10 de goleiros neste quesito:
1º – João Paulo (Santos) – 27 defesas
2º – Vladimir (Avaí) – 23 defesas
3º – Fábio (Fluminense) – 22 defesas
3º – Cleiton (RB Bragantino) – 22 defesas
5º – Walter (Cuiabá) – 21 defesas
6º – Matheus Cavicchioli (América-MG) – 20 defesas
7º – Cássio (Corinthians) – 18 defesas
8º – Gatito Fernandez (Botafogo) – 17 defesas
8º – Felipe Alves (São Paulo) – 17 defesas
10º – Felipe Alves (Fortaleza) – 14 defesas