O primeiro título internacional do Santos
O primeiro título da história do Santos foi a Taça Capitão F. Guedes, em 1935, vencido em cima do seu arquirrival Corinthians. No entanto, o primeiro título internacional do alvinegro praiano foi acontecer apenas 21 anos depois. No dia 29 de março de 1956, no Pacaembu, o Peixe venceu o argentino Newell’s Old Boys e conquistou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Na época, o Santos ainda não contava com Pelé, mas já dava indicações de que aquela equipe seria futuramente uma das mais fortes do futebol nacional. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa teve um regulamento um tanto quanto confuso; Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Portuguesa, Nacional do Uruguai, Boca Juniors e Independiente participaram da competição.
O Independiente desistiu da competição e foi substituído pelo Newell’s Old Boys. Os clubes foram dividos em dois grupos: o grupo de times brasileiros e o grupo de times estrangeiros. Santos e Newell’s Old Boys foram os líderes de seus respectivos grupos e se classificaram para a finalíssima, que foi realizada em jogo único.
No Pacaembu, o time santista já treinado pelo lendário Lula foi a campo com: Manga, Hélvio (Cássio) e Feijó; Ramiro, Zito e Urubatão; Alfredinho (Sarno), Jair Rosa Pinto, Pagão (Del Vecchio), Vasconcelos e Pepe.
O treinador José Ramos, do Newell’s, optou por Masueli, Griffa e Coronel; Mastrogiuseppe (depois Bovery), Sanguinetti e Etchevarria; Nardiello, Picot, Rocha (Hernandez), Reinozo (Carranza) e Urquiza (Donelutti). O britânico Harry Davis foi o árbitro.
Com dois gols de Pagão, um de Del Vecchio, um de Pepe e um de Vasconcelos, o alvinegro praiano venceu a disputa por 5 a 2 e faturou seu primeiro título internacional na história. Os gols do time argentino foram anotados por Picot e Hernandez.