O primeiro título da Copinha São Paulo pelo Santos
Em 1984, o Santos Futebol Clube conquistou seu primeiro título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa “Copinha”. O Peixe só havia chegado na final da competição em uma edição, em 1982, sendo derrotado para a Ponte Preta. No entanto, em 1984, o alvinegro praiano chegou como um dos favoritos para o título, com um elenco guiado pelo goleiro Nilton, o zagueiro Pedro Paulo, o meia Mazinho e o atacante Gérson.
Na primeira fase, o Peixe caiu no Grupo 5, onde venceu o Matsubara, por 3 a 0, e o Cruzeiro, por 2 a 1. Nas quartas de final, o adversário do alvinegro praiano foi a Ponte Preta. Os dois times empataram em 0 a 0 no tempo regulamentar, e o Santos saiu vitorioso após ganhar por 5 a 4 nas penalidades.
Nas semis, o Peixe duelou contra o Nacional. Com uma vitória por 2 a 1, o clube se classificou para a final onde enfrentou seu arquirrival, o Corinthians. A finalíssima foi realizada no dia 22 de janeiro daquele ano, no estádio Canindé.
O Santos marcou o primeiro gol da partida logo aos 18 minutos, com Gérson. O Corinthians empatou ainda no primeiro tempo, com Rogério. Na segunda etapa, o jogo foi de muito equilíbrio, e aos 43 minutos, o zagueiro Flávio subiu alto para marcar o gol do título santista de cabeça.
É possível afirmar que o jogador que mais teve sucesso daquele elenco dos Meninos da Vila foi Gérson, que acabou não tendo grandes atuações pelo Peixe, mas sim por Atlético Mineiro e Internacional. Por estes clubes, foi artilheiro de três Copas do Brasil e campeão de uma delas, pelo time gaúcho.