Melhor batedor de faltas do mundo passou pelo Santos
Você lembra da passagem de Marcelinho Carioca no Santos? Após ter vivido um dos melhores momentos de sua carreira com o Corinthians, Marcelinho brigou com Ricardinho e deixou o time de Parque São Jorge para assinar com o alvinegro praiano. “O Santos me acolheu, vou por empréstimo até o final do ano. Não vou por dinheiro, porque quando a gente morre não leva nenhum bem material”, disse o Pé de Anjo na época em que foi para o Peixe.
Marcelinho estreou pelo Santos fazendo dupla com outro ex-corinthiano, Viola, no dia 5 de setembro de 2001, em derrota para o Flamengo por 2 a 0. O primeiro gol de Marcelinho aconteceu na partida seguinte, no empate com o Guarani, no Brinco de Ouro, em 1 a 1. Na sequência, o Santos teve três vitórias, com Marcelinho marcando na contra o América-MG, em triunfo por 3 a 0, e brilhando com quatro assistências na goleada do Peixe contra o Bahia por 5 a 1.
No total, foram 15 partidas e 5 gols com a camisa do alvinegro praiano. Após o fim do empréstimo, Marcelinho assinou com o Gamba Ozaka, do Japão. Depois de um ano no futebol asiático, o Pé de Anjo retornou ao Brasil para atuar no Vasco da Gama.
Marcelinho Carioca fez gol inacreditável contra o Santos na Vila Belmiro
No dia 11 de fevereiro de 1996, Marcelinho Carioca fez história na Vila Belmiro, durante um clássico entre Santos e Corinthians. O jogo, válido pelo Campeonato Paulista terminou empatado em 2 a 2, e ficou marcado por um “Gol de Placa” de Marcelinho pelo Timão.
O Santos, treinado por Candinho, entrou em campo naquela partida com: Edinho; Marcos Adriano, Sandro, Jean e Marcos Paulo; Baiano (Ronaldo Marconato), Vágner, Robert (Kiko) e Kennedy (Arthur); Camanducaia e Macedo.
Já o Corinthians, comandado por Eduardo Amorim, foi a campo com: Ronaldo (Nei); Carlos Roberto, André Santos, Henrique e Silvinho; Bernardo, Júlio César, Marcelinho e Leônidas (Marcelinho Paulista); Mazinho Loyola (Tupãzinho) e Edmundo.
E o jogo começou com muita intensidade. Ainda no primeiro tempo, Henrique, do Corinthians, foi expulso após levar dois amarelos. Aos 39, Marcos Paulo acerto um belo chute que entrou no ângulo do goleiro Ronaldo, inaugurando o placar para o Peixe.
Mas o empate veio logo em seguida. Marcelinho cruzou na área e Edmundo completou para o gol. No entanto, pouco após o gol, o Animal agrediu Sandro e foi expulso, deixando o alvinegro da capital com dois jogadores a menos.
Mas o Santos não conseguiu se aproveitar da situação adversária, já que também teve dois jogadores expusos: Marcos Paulo e Jean. Até que aos 21 minutos, saiu o Gol de Placa de Marcelinho. Tupãzinho rolou para o “Pé de Anjo”, que deu um chapéu no zagueiro Ronaldo e chutou no canto do goleiro Edinho, filho de Pelé, sem deixar a bola cair.
O gol foi tão bonito que até Pelé, o grande inspirador do termo “Gol de Placa”, se rendeu e mandou fazer uma placa ao camisa 7 do Corinthians. O Santos ainda empatou aquela partida com gol de Sandro, que converteu pênalti sofrido por Vágner.
Porém, a partida não havia terminado e o Santos chegou ao empate aos 30 minutos. Vágner foi derrubado na área e o árbitro Flávio de Carvalho marcou pênalti. O zagueiro Sandro bateu com força, sem chances para Ronaldo. A partida terminou empatada em 2 a 2, mas o que todos lembram foi do gol de placa de Marcelinho Carioca.