Masakiyo Maezono jogou no Santos e você não faz ideia quem é!
O torcedor do Santos “das antigas” provavelmente lembra do japonês Kazuyoshi Miura em sua equipe. No entanto, você sabia que o Peixe também teve outro atleta do país asiático em sua história? Trata-se de Masakiyo Maezono, um nome bastante desconhecido e que atuou no alvinegro praiano em 1998.
Maezono nasceu em Kagoshima, no dia 29 de outubro de 1973, e começou no futebol profissional no Yokohama Flügels, onde fez 157 jogos e marcou 33 gols. Ele chegou a atuar nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Em 1997, o meia atacante foi para o Verdy Yomiuri Kawasaki, onde atuou em 54 jogos e marcou nove gols até meados de 1998.
Foi então no ano de 1998 que Maezono fechou com o Santos, por recomendação do técnico Emerson Leão. Sua estreia aconteceu no dia 18 de outubro daquele ano, em partida contra a Portuguesa de Desportos, na Vila Belmiro. Masakiyo começou no banco e entrou no lugar de Messias, após gritos de “um, dois, três! Coloca o japonês!” partindo da arquibancada.
Aos 21 minutos do segundo tempo, Maezono foi lançado, saiu na cara do goleiro e marcou o primeiro gol da partida, em seu primeiro toque na bola com a camisa santista. O japonês fez apenas mais quatro jogos pelo Peixe, até se transferir para o Goiás, em 1999. Masakiyo voltou ao Japão em 2000, onde defendeu Shonan Bellmare, Tokyo Verdy e ainda encerraria a carreira na Coreia do Sul, atuando por Anyang LG Cheetahs e Incheon United.
Jogador mais velho do mundo já jogou no Santos
O japonês Kazuyoshi Miura é o jogador mais velho do mundo em atividade. Aos 55 anos, o atacante atua pelo Suzuka Point Getters, da quarta divisão japonesa. Em sua carreira, “Kazu” atuou por 13 clubes, seis deles do futebol brasileiro. Aliás, o japonês começou sua trajetória no Brasil, tendo feito sua base na Juventus-SP. Mas foi em outro time em que ele foi revelado e fez sua estreia como profissional: o Santos Futebol Clube.
A inusitada história de “Kazu” se iniciou na Vila Belmiro. Fez sua primeira partida como jogador profissional atuando pelo Santos no dia 09 de abril de 1986, em partida válida pela pela 10ª rodada do Campeonato Paulista no Estádio do Canindé exatamente contra o Juventus da Mooca. Kazu se tornaria o primeiro japonês a jogar na equipe.
Ele realizou apenas duas partidas pelo Peixe e foi emprestado para o Palmeiras, sendo vendido ao Matsubara em seguida. Kazu retornou para o alvinegro praiano em 1990, onde teve uma passagem mais extensa, anotando dois gols e cinco assistências em 25 partidas. Deixou o clube no mesmo ano para atuar no Yomiuri (atual Tokyo Verdy), que pouco tempo depois se tornaria Verdy Kawasaki.