O Santos busca abaixar a sua folha salarial para disputar a Série B em 2024, um dos atletas que sairia independente do resultado seria Marcos Leonardo, o camisa nove do Peixe nunca escondeu a vontade de jogar na Europa e já tentou sair do clube durante a temporada de 2023, mas teve a sua venda barrada por Andrés Rueda, presidente do Santos à época.
Marcos chama a atenção de clubes do velho continente, mas o Santos ainda não recebeu nenhuma proposta oficial de qualquer clube da Europa, entretanto, uma equipe internacional fez uma proposta pelo jogador, mas não a que o atacante do clube esperava. O Sfaxien, da Tunísia, tentou contratar o atacante por empréstimo, com opção de compra.
A proposta do clube africano pegou o atacante do Santos e seu staff desprevenidos, de acordo com apuração do UOL, a equipe argumentou que o futebol está em desenvolvimento no norte da África e o centroavante seria a estrela do projeto. Apesar da ousadia, o Sfaxien teve sua oferta recusada, tendo em vista que os empresários do atleta querem levá-lo para a Europa o mais rápido possível.
Pivô de polêmica
Marcos Leonardo teve uma proposta da Roma, da Itália, a oferta podia chegar até 18 milhões de euros, apesar das investidas do clube europeu, Andrés Rueda recusou as propostas italianas, além de considerar Marcos Leonardo peça chave para a recuperação do Santos no Brasileirão, o presidente havia vendido Deivid Washington para o Chelsea, da Inglaterra, e considerou arriscado perder dois centroavantes na mesma janela.
A escolha de vender Devid invés de Marcos chateou o ‘camisa 9’ do Peixe, o atleta ficou dias sem treinar e sequer viajou para enfrentar o Fortaleza, fora de casa. Com a chegada de Diego Aguirre e Alexandre Gallo, o jogador foi convencido a voltar a permanecer na equipe até o fim do ano, mas não conseguiu evitar o rebaixamento do Alvinegro Praiano.