A reformulação no Santos não para, a diretoria do Peixe procura reduzir o salário de jogadores que interessam ao clube e tenta negociar atletas que não fazem parte dos planos para 2024. Um dos ativos que não fica no Alvinegro Praiano para a disputa da Série B é Lucas Braga, o atacante está sendo emprestado ao S-Pulse, do Japão.
Lucas Braga deixará o Santos após quatro anos, o jogador chegou ao clube em 2019, mas estreou com a camisa santista apenas em 2020, peça importante na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores daquele ano, Braga chegou a marcar um dos gols da vitória do Peixe para cima do Boca Juniors, o triunfo classicou a equipe para a grande final da competição.
A saída de Braga significa um alívio na folha salarial do clube do litoral paulista, o jogador ficará na equipe japonesa por um ano e o clube terá um valor de compra fixado caso queira continuar com o atleta. Em 2023, foram 42 jogos, um único gol marcado e nenhuma assistência distribuída.
Altos e baixos
Lucas Braga foi titular no final da campanha do Santos no Campeonato Brasileiro, o elenco possuia três laterais direitos, João Lucas, Gabriel Inocêncio e Júnior Caiçara, entretanto, na visão de Marcelo Fernandes, nenhum jogador tinha capacidade de ser titular da equipe, por isso, o jogador foi improvisado como ala, função que realizou com Fábio Carille em 2021, o treinador do Peixe, inclusive, queria contar com o atleta para a Série B, mas a diretoria do Santos entendeu que a relação do atleta com a torcida já estava desgastada.
O Santos ainda havia tentado trocar Lucas Braga pelo goleiro Ivan, com o rival Corinthians, mas o alto salário do jogador foi entrave nas negociações, com isso, Braga arruma suas malas para um novo recomeço na segunda divisão do Campeonato Japonês.