Jornalistas de todo o Brasil opinam sobre a volta do Santos à Série A
Pela primeira vez na história do clube, o Santos disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Após longos anos de fracassos, o último foi o estopim para uma reformulação urgente dentro e fora dos gramados. Um rebaixamento “avisado” chegou no ano em que o clube viveu o luto da perda do maior ídolo, Rei Pelé.
Sem dúvidas, o Santos é o principal adversário a ser batido por todas as equipes que disputam a segunda divisão do Brasileirão deste ano. Um clube histórico, referência por onde passa ao mostrar tudo que já conquistou e todos os grandes craques que passaram pelo time e que foram descobertos dentro da Vila Belmiro.
Inúmeros motivos levam o Santos a ser o principal candidato a conquistar o título da Série B em 2024 e, consequentemente, o retorno a elite do futebol brasileiro. Vindo de uma vice campeonato paulista após oito anos sem sequer ter chegado a fase, é algo que seus adversários visam no Peixe.
O comentarista da TNT Sports, Bruno Formiga, acredita que o Santos enfrentará muitas dificuldades na Série B, devido ser sua primeira vez na divisão. Mas, para ele, o Alvinegro da Vila Belmiro tem preenchido bem a cartilha para retornar à elite do futebol brasileiro já nesta temporada.
“A Série B é um ambiente totalmente novo para o Santos. E ela é uma competição naturalmente hostil, porque é um jogo, e isso dito por treinadores e jogadores que já passaram por lá, muito intensa, de bastante desgaste e de muita vontade. É todo mundo buscando um lugar na elite e, em alguns casos, clubes querendo voltar para Série A depois de muitos anos. Diferentemente do Brasileirão, onde há apenas um campeão, na Série B são quatro premiados. E isso acaba aumentando o alerta para uma eventual zona de rebaixamento, o que é algo desesperador, porque cair da B para C é uma queda até pior do que dá A pra B” – falou Formiga.
Já o comentarista da Rádio Bandeirantes, Alexandre Praetzel, não acredita que o Santos conquistará o título da segunda divisão, indo na contramão da fala do jornalista Bruno Formiga. Para ele, o Peixe ainda precisa se reforçar para poder sonhar com o título.
“Eu não acho que o Santos é o favorito para ser campeão da Série B. Todo time grande que vai disputar a Série B pela primeira vez sofre com um certo trauma no início da disputa. Penso que a ficha do Santos só vai cair quando a bola começar a rolar, e esse início será com certa dificuldade. Imagino que, com o andamento da competição, o Santos conquistará o acesso. Mas para isso vejo a necessidade de contratações. O Santos tem que contratar pelo menos mais quatro a cinco reforços” – afirmou Praetzel.
Ele ainda continuou sua fala afirmando que “alguns jogadores já estão chegando, outros estão sendo negociados. É um elenco bom para conquistar o acesso. Se isso será de uma forma tranquila, nós veremos jogo a jogo. Hoje, antes do início do campeonato, imaginar o Santos como o favorito para ganhar a Série B, eu não imagino. Enxergo com boas chances de terminar entre os quatro, o que já é um grande resultado. O importante é ficar entre os quatro”.