Jogador do Palmeiras possui apelido em homenagem a ex-meia do Santos
O meio-campista Bruno Tabata foi recentemente contratado pelo Palmeiras, junto do Sporting, de Portugal. Natural de Ipatinga-MG, Tabata tem passagens pela base do América-MG, Atlético Mineiro e Portimonense, onde foi revelado. Mesmo sem quase nenhuma ligação com o Santos em sua trajetória, Bruno possui o apelido de “Tabata” por conta de um ex-atleta do Peixe.
Bruno Vinícius Souza Ramos não possui “Tabata” em seu nome. Então, qual é a origem do apelido? A alcunha lhe foi dada por conta de sua semelhança física com o ex-Santos Rodrigo Tabata, que hoje atual no Al-Saad, do Catar. Curiosamente, o apelido surgiu ainda na infância, quando Rodrigo atuva pelo Peixe.
Após seu início no Portimonense, Tabata foi para o Sporting em 2020, ajudando o clube a conquistar o campeonato local depois de 18 anos. Com o time de Alvalade, conquistou a Taça da Liga em 20/21 e 21/22 e a Supertaça de Portugal em 21/22. Tabata também tem em seu currículo passagens pela seleção brasileira Sub-23.
Rodrigo Tabata virou ídolo no Catar
Aos 41 anos, o jogador nascido em Araçatuba-SP virou ídolo no país da Copa do Mundo de 2022, o Catar. Aliás, Tabata chegou a se naturalizar catari e ser convocado para a seleção do país do Oriente Médio.
A carreira do meia se iniciou em 1999, atuando por diversos clubes do interior de São Paulo até chegar no Santos, em 2006. Apesar de não ser um ídolo do clube, Tabata teve uma ótima passagem pelo Peixe, anotando 42 em 154 partidas com a camisa alvinegra. Conquistou os Campeonatos Paulistas de 2006 e 2007 com o Santos.
Atualmente, Tabata atua pelo Al-Sadd, do Catar. E os números pelo clube são ótimos: 44 gols e 13 assistências em 106 partidas. Curiosamente, Tabata foi um pedido do técnico do Al-Sadd, que na época, era ninguém mais ninguém menos que o atual treinador do Barcelona: Xavi Hernández.