Jogador da seleção alemã jogou no Santos
Você sabia que um jogador da seleção alemã já jogou no Santos Futebol Clube? Estamos falando do ex-meia atacante Paulo Rink. Ele foi um dos primeiros brasileiros a se naturalizar e atuar na seleção de um país europeu. Rink começou sua carreira no Atlético Paranaense, no início dos anos 90. Seu primeiro bom ano com a camisa do Furacão foi em 1995.
Após boas atuações em 1996, Paulo Rink foi contratado pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha. O meia teve um ótimo início no clube, e por ter uma família de origem alemã, acabou tirando o passaporte do país e passou a defender a seleção local. No total, foram 13 convocações para a Seleção Alemã em sua carreira.
No Bayer, Rink jogou 115 partidas e marcou 34 gols. Em 1999, ele acabou decaindo de forma no clube e foi emprestado para o Santos. A princípio, o atleta ficaria no Peixe apenas durante o Campeonato Paulista. No entanto, o alvinegro praiano negociou com o time alemão para manter Paulo até o fim do Campeonato Brasileiro.
Sua estreia aconteceu no dia 30 de maio de 1999, em vitória por 2 a 0 contra o Guarani, onde Rink marcou um dos gols. No entanto, é possível afirmar que esta foi a melhor partida do meia com a camisa do Peixe. Paulo não conseguiu demonstrar um bom futebol nem no Paulistão e nem no Campeonato Brasileiro. Foram apenas 12 jogos pelo alvinegro e um gol marcado.
Ao fim da temporada, Paulo Rink retornou para o Bayer, onde acabou recuperando seu bom futebol, resultando inclusive em uma convocação para a Eurocopa de 2000. Depois, o meia ainda foi emprestado por Nuremberg e Energia Cottbus no futebol alemão, deixando o Bayer definitivamente em 2002. Rink passou por clubes da Holanda, Coréia do Sul e Chipre até voltar ao Brasil em 2006, para atuar no Paraná. Em 2007, encerrou a carreira no clube em que foi revelado, o Athletico Paranaense.