Fifa anuncia punição e Seleção não pode mais disputar Copa do Mundo
Nos últimos dias a Fifa anunciou a punição para a Seleção da República Democrática do Congo que foi oficialmente banida das competições internacionais organizadas pela entidade. Assim, a seleção está proibida de participar dos jogos da Copa do Mundo Fifa que serão realizados no meio do ano que vem, a partir de junho de 2026.
A punição foi definida após a República Democrática do Congo cometer um grave problema de ingerência, com suspeita de violação de estatutos e interferências externas. “A suspensão só será revogada quando a FECOFOOT recuperar o controle total de sua sede e instalações”, destacou a Fifa através do comunicado oficial.
A Seleção tinha dois jogos marcados para o próximo mês (março), válidos pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026, onde estava no Grupo F, ocupando a última colocação, com apenas dois pontos conquistados em quatro rodadas já jogadas.
Vale destacar que o Ministro dos Esportes da República Democrática do Congo, Hugues Ngouelondele, afirmou em uma entrevista coletiva que as autoridades do país “entrarão em contato muito rapidamente com os líderes da CAF e da Fifa para discutir o levantamento da sanção”.
Além da República Democrática do Congo, a Fifa também baniu a Federação de Futebol do Paquistão por não aprovar mudanças na Constituição que garantam ‘eleições verdadeiramente justas e democráticas’. O Paquistão já possui um vasto histórico de sanções que quase sempre são associadas à interferências externas. O Paquistão encerrou sua última punição em junho de 2022 e, agora entre em uma nova, não podendo disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Copa do Mundo Fifa de 2026
A Copa do Mundo Fifa de 2026 acontecerá no meio do ano que vem em três países: Estados Unidos, Canadá e México. Esta edição será a primeira que contará com 48 seleções, após decisão da Fifa sobre a expansão do número de seleções presentes (eram 32 seleções), que foi definida no dia 10 de janeiro de 2017. Além disso, será a primeira vez em que o Canadá sediará o torneio mundial.