Entenda qual a real importância de Paulo Roberto Falcão no Santos
Além do presidente Andres Rueda, um dos dirigentes mais criticados pela torcida do Santos neste momento é Paulo Roberto Falcão, o atual coordenador esportivo do clube. Apesar da inexperiência no cargo que lhe foi atribuído, tanto Rueda quanto membros do Comitê de Gestão avaliam que está fazendo um bom trabalho.
Falcão já deixou claro que não foi contratado apenas para negociações, e sim para ser um porta-voz e um elo entre a comissão técnica, jogadores e direção do clube.
Diante da situação atual do Peixe, Rueda, segundo informações do UOL Esporte, pede para que o coordenador seja mais ativo no mercado da bola. Entretanto, vem tendo muitos problemas para contratar novos esforços. Ele até chega a conversar com o técnico Odair Hellmann e os scouts do Peixe, mas os negócios simplesmente não conseguem fluir, muito por conta da dificuldade financeira que o clube vive atualmente.
Ainda segundo o portal, muitas pessoas do ambiente interno disseram que Falcão é “gente boa”, mas “perdido” e “preocupado”. O UOL também reportou que a “melhor parte” da chegada de Falcão foi a indicação de Élio Carravetta, seu assistente de coordenação. O profissional tenta ser a ligação entre a parte operacional e os departamentos, tentando deixar Falcão mais focado para as negociações.
Ele se tornou uma unanimidade no Peixe. Antes era coordenador de performance do Internacional. Agora, ele avalia os treinamentos diários no CT Rei Pelé, e realiza reuniões diárias com Odair e os demais analistas do Santos.
Relação com os atletas
Falcão não possui uma relação tão próxima com os jogadores. Ele tem maior contato com a diretoria e membros da comissão técnica.
Diante da péssima fase do Peixe, Falcão convocou uma reunião com os atletas, presidente e Comitê de Gestão, na qual ele pediu para honrarem a camisa que estão vestindo, e saírem caso se sentisse incomodada. Foi uma das únicas conversas dele com o restante do elenco.
Além disso, ele tem poucas conversas individuais com os jogadores. Nos treinos abertos à imprensa, é possível vê-lo sempre ao lado da comissão técnica.