Dia das Mulheres: Goleira do Santos pede mais visibilidade ao futebol feminino
No Dia Internacional da Mulher, a goleira do Santos, Kelly Chiavaro, traz à tona as dificuldades enfrentadas pelas jogadoras de futebol feminino, especialmente no Brasil. Apesar da evolução notável nos últimos anos, o clamor por maior visibilidade à modalidade ainda é constante.
“Acho que aqui no Brasil as jogadoras têm muito potencial, são muito habilidosas, isso se consegue ver entre todas as idades. A modalidade está evoluindo, é nítido. Claro, ainda está engatinhando, as coisas estão só começando a andar, como patrocínio, transmissões, visibilidade. Mas, é muito cedo ainda, faz tudo parte do processo e eu fico feliz de ver de perto essa construção do futebol feminino no Brasil”, disse Kelly Chiavaro em entrevista ao portal Gazeta Esportiva.
Goleira do Santos relata desafios da maternidade para a carreira
Contratada pelo Santos em janeiro, Kelly vive um momento especial em sua jornada pessoal e profissional. Mãe da pequena Aurora, resultado de seu relacionamento com Sole Jaimes, ex-atacante do Santos e atualmente no Flamengo, a goleira relata os desafios e a motivação extra em conciliar a maternidade com a carreira futebolística.
“Enquanto as competições não começam é tranquilo, mas é uma motivação a mais para mim agora. Vou aos treinos e dou meu máximo em tudo, pois tenho que dar o meu melhor para a Aurora agora. Sei que os esforços e a correria vão valer muito a pena futuramente. Tudo que vou fazer daqui para frente é por ela. Isso me deixa muito feliz, me dá um senso maior de responsabilidade”, disse a goleira.
Luta contra o preconceito e pela representatividade
Nascida no Canadá, Kelly valoriza a sua relação com Sole como um instrumento para combater o preconceito. Representatividade e visibilidade são recursos poderosos na luta contra o preconceito de gênero e sexualidade, que a goleira do Santos possui graças ao seu destaque no futebol brasileiro.
“Acho que o meu papel nesta luta contra o preconceito é a representatividade. Estou aqui no Santos, um dos gigantes brasileiros e tenho a responsabilidade de representar todas as pessoas que já sofreram algum tipo de preconceito por conta da sexualidade ou gênero, para que elas tenham uma imagem de que pode vencer isso de alguma forma. Então é importante que eu, que estou nessa posição de destaque, denuncie, fale sobre o assunto, como estou fazendo agora. Assim, repercutindo, e fazendo as pessoas que não estão inseridas nessa realidade possam refletir sobre esse assunto também. Nós, atletas, podemos furar essa bolha e fazer com que as lutas sociais sejam vistas, e as pessoas que sofrem esses preconceitos diariamente possam ter suas dores compreendidas também” afirma Kelly.
A goleira do Santos, Kelly Chiavaro, tem grandes expectativas para a evolução do futebol feminino. Com uma equipe forte, o Santos promete lutar por títulos este ano. Para as jovens jogadoras que sonham em seguir carreira no futebol, Kelly deixa um recado precioso:
“Não desistam. Vocês vão ouvir muita gente falando que ‘não é coisa de mulher’. Não se abalem por isso. O talento de vocês incomoda, e por isso devem persistir e sempre seguir em frente. Vocês são o futuro do nosso esporte”, conclui Kelly Chiavaro.