Corinthians sofreu punição da Fifa? Olha o que aconteceu no lado de lá
O Corinthians teve uma decisão desfavorável da FIFA em processos relacionados às contratações dos jogadores Rodrigo Garro e Félix Torres, feitas no ano passado. Como resultado, o clube foi condenado a pagar mais de 9,4 milhões de dólares, o que equivale a cerca de R$ 55 milhões, pelos dois casos.
A entidade anunciou as decisões em seu site oficial nesta última segunda-feira (3). O rival do Santos havia apelado da decisão à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
O Corinthians tem até 45 dias para realizar os pagamentos. Caso contrário, corre o risco de ser punido com um “transfer ban”, o que impediria o registro de novos jogadores nas próximas janelas de transferência.
As condenações da FIFA foram determinadas em setembro e outubro de 2024. Desde então, o clube tentou reverter as decisões em todas as instâncias, mas sem sucesso.
Dívidas do Corinthians
O advogado Vinícius Cascone, responsável pela gestão do departamento jurídico do Corinthians, explicou o plano apresentado pelo clube para quitar R$ 367 milhões em dívidas nos próximos dez anos. Segundo ele, o Regime Centralizado de Execuções (RCE) era a opção mais adequada para a situação de momento.
“O Corinthians entendeu que esse modelo é bem mais vantajoso. Temos muitas dívidas, elas foram se acumulando ao longo dos últimos anos e temos que resolver o problema. Tivemos inúmeros processos, inúmeros bloqueios. Muitas vezes, gerava o vencimento antecipado das parcelas e estava nos sufocando. Você não conseguia pagar, é uma situação grave”, disse Vinícius Cascone, em entrevista ao PoropoPod.
No plano apresentado à Justiça de São Paulo, o clube propõe quitar parte de suas dívidas alocando mensalmente 4% de suas receitas recorrentes. Além disso, eles planejam destinar 5% da verba obtida com a venda de jogadores para leilões voltados ao pagamento dos credores.