Contratação de Soteldo foi confirmada por quase 20 milhões
No meio de 2023, o Santos acionou o direito de adquirir 50% dos direitos econômicos do meia-atacante Soteldo junto ao Tigres, do México. Com isso, o jogador se tornou uma das cinco contratações mais caras da história do clube.
O valor acordado para a aquisição do venezuelano foi de 4 milhões de dólares (aproximadamente R$ 19,2 milhões, de acordo com a cotação da época). Com isso, ele assinou com o Peixe até 30 de junho de 2027.
Recentemente, circularam rumores de que o Atlético estaria interessado na contratação de Soteldo. Cuca, antigo técnico do Santos e atualmente à frente do Galo, teria solicitado a contratação do atleta, mas por ora, o clube paulista não tem intenção de negociá-lo.
Um dos principais motivos para a recusa foi o desejo do atual técnico Pedro Caixinha. O português conta com o baixinho em seu elenco e o considera uma peça essencial para a estrutura tática do time para o restante da temporada.
Os termos da negociação sugeridos pelo Atlético também não foram bem recebidos pela diretoria de futebol do Santos. A confirmação da permanência de Soteldo no clube foi divulgada inicialmente pelo site Gazeta Esportiva.
Carreira de Soteldo
Soteldo iniciou sua carreira no Zamora, da Venezuela. O meia-atacante passou também por Huachipato e Universidad de Chile antes de se transferir para o Peixe em 2019.
No Santos, o gringo fez 105 jogos, anotou 20 gols e registrou 17 assistências. Em 2021, foi negociado com o Toronto FC, do Canadá, por aproximadamente R$ 33 milhões.
Após um desempenho discreto no futebol canadense, Soteldo se transferiu para o Tigres, do México, e retornou ao Peixe em 2022. Na temporada seguinte, ele foi emprestado ao Grêmio, onde atuou em 41 jogos, o maior número de partidas por uma única equipe em sua carreira, marcando sete gols e oferecendo quatro assistências.