Conheça a história da maior fita azul conquistada pelo Santos
A fita azul do futebol brasileiro foi um título honorífico dado ao time brasileiro com a melhor excursão ao Exterior. De 1951 a 1979 ele premiou nove times. Destes, o que cumpriu a maior campanha foi o Santos, em 1972.
O triunfo do Alvinegro Praiano sobre o América do México, por 4 a 2, dia 11 de julho de 1972, em Los Angeles, encerrou uma longa excursão invicta ao Exterior, iniciada em 26 de maio com uma vitória de 3 a 0 sobre a Seleção do Japão, em Tóquio.
A campanha que deu ao Santos a Fita Azul compreendeu 17 jogos, dos quais o Alvinegro venceu 15 e empatou dois, marcou 67 gols e sofreu apenas 23. Na última partida, disputada no Memorial Colyseum, em Los Angeles, Estados Unidos, o time venceu o América do México por 4 a 2, com dois gols de Pelé, um de Alcindo e um de Léo Oliveira.
No Brasil, além do Santos, outros oito times também foram agraciados com essa honraria, com destaque para outro clube da cidade de Santos, a Portuguesa Santista, que em 1959 excursionou pela África do Sul e venceu todas as 15 partidas que disputou.
Sempre se imaginou que a Fita Azul era entregue apenas às equipes que voltavam invictas das excursões internacionais, mas ocorreram duas exceções. Em 1952 o Corinthians voltou com uma derrota, assim como a Portuguesa de Desportos em 1954.
Para ganhar a Fita Azul o Santos disputou, em 47 dias, jogos na Ásia, Oceania e América do Norte. Visitou oito países: Japão, Hong Kong, Coreia do Sul, Tailândia, Austrália, Indonésia, Estados Unidos e Canadá. Como já foi dito, venceu 15 jogos de um total de 17, e empatou dois.
Artilheiros da excursão
1 – Pelé, 25 gols.
2 – Alcindo, 13.
3 – Nenê Belarmino, 8.
4 – Edu, 7.
5 – Jader, 4.
6 – Léo Oliveira e Orlando, 3.
7 – Adilson, 2.
8 – Zé Carlos e Afonsinho, 1 gol.
Vasco x Santos ao vivo: Onde assistir mais um jogo do peixe no Brasileirão
O Santos enfrenta o Vasco no próximo domingo (14), no estádio São Januário, pela sexta rodada do Brasileirão, às 16 horas. O confronto terá transmissão na Globo e no Premiere para todo o Brasil.
Provável escalação do Santos para a partida: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Dodi, Camacho (Rodrigo Fernández) e Lucas Lima; Mendoza (Lucas Braga), Ângelo e David Washington. Técnico: Odair Hellmann.