Confirmado pela CBF: Santos vai jogar a série B em 2025
O Santos está de volta a elite do futebol brasileiro após um ano atípico dentro do Brasileirão. O Peixe disputou pela primeira vez em 2024, a Série B do Campeonato Brasileiro tendo como único triunfo no ano, o título da competição.
Assim como o Peixão no ano passado, o elenco feminino do Santos também disputará pela primeira vez em sua história, a segundona do Campeonato Brasileiro de sua categoria. As Sereias da Vila viveram um 2024 bastante difícil, envolvido em grandes polêmicas, não conseguindo se manter na elite do futebol feminino.
No ano passado, a situação do departamento de futebol feminino do Santos foi abalada pela redução de investimentos, pela falta de planejamento e por denúncias de assédio sexual e moral, por atletas da equipe alvinegra, envolvendo o ex-treinador Kleiton Lima, demitido em 2023.
Histórico do futebol feminino do Santos
A equipe de futebol feminino do Santos é uma das pioneiras na modalidade no Brasil e também uma das mais vitoriosas. Bicampeãs da Libertadores (2009 e 2010), campeãs brasileiras (2017), bicampeãs da Copa do Brasil (2008 e 2009) e tetracampeãs paulistas (2007, 2010, 2011 e 2018), as Sereias da Vila chegaram a contar com craques como Marta, Formiga e Cristiane, além de formar a base da seleção brasileira.
Em 2025, a equipe do Santos disputará pela primeira vez a Série A2 do Campeonato Brasileiro com o objetivo de retornar a elite do futebol brasileiro. Enquanto isso, o masculino está de volta e conta com Neymar como reforço do peso para a temporada. O atleta tem contrato até junho deste ano mas existe uma possibilidade de renovar por mais um ano, ou seja, até o meio do ano que vem que é quando acontecerão os jogos válidos pela Copa do Mundo FIFA 2026.