Como foi o primeiro gol de Pelé – aos 15 anos?
Em setembro, o primeiro gol do Rei do Futebol completará 66 anos. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, balançou as redes como profissional já no seu primeiro ano com a camisa do Peixe, com apenas 15 anos. Saiba como foi o gol que deu o pontapé na carreira do maior jogador de futebol de todos os tempos.
No dia 7 de setembro de 1956, o Alvinegro Praiano subiu a serra do litoral e foi até a cidade de Santo André, no ABC Paulista, para disputar o Troféu Independência. O Peixe enfrentava uma fase difícil e buscava se recuperar no torneio amistoso.
A forte equipe santista não tomou conhecimento do Corinthians de Santo André e dava um baile em campo. Pelé, que havia sido recém-promovido para o time principal, iniciou a partida no banco. Ele só foi entrar na segunda etapa, com uma sonora goleada de 5 a 0 para o Peixe no placar.
O Rei substituiu Del Vecchio, um dos craques daquele time. O jovem atacante de 15 anos fazia então sua estreia no Peixe e rapidamente já deixaria sua marca em campo. Aos 36 minutos, Pelé dominou a bola no meio-campo, arrancou, passou por dois defensores, invadiu a área e mandou bola por baixo das pernas do goleiro Zaluar.
“O gol me deixou desorientado, pois Pelé era um moleque. O pior é que a bola foi por entre as minhas pernas. Depois, no final, acabei ainda levando um gol de falta do Jair. No vestiário já tinha resolvido parar com o futebol”, relatou Zaluar em um relato publicado no site do clube por Guilherme Guarche, do Centro de Memória do Santos.