Como foi o goleiro Fábio Costa no Santos
Muito se fala dos jogadores de linha da década de 2000 do Santos. Robinho, Diego, Elano, Léo, Kléber… Mas há um nome que muitas vezes é esquecido, mas que também teve uma importância enorme na vitoriosa época do Peixe: o goleiro Fábio Costa. Relembre como foi a trajetória do arqueiro com a camisa alvinegra:
Fábio Costa foi contratado pelo Santos em 2000 proveniente do Vitória, clube onde foi revelado. Na Vila Belmiro, o goleiro viveu um dos melhores momentos de sua carreira. Com nomes como Robinho, Diego e Elano, o Peixe era famoso por seu ótimo e habilidoso ataque. Consequentemente, times ofensivos tendem a sofrer mais na defesa e conceder mais gols. No entanto, Fábio Costa conseguia “estancar” este problema da equipe.
No Campeonato Brasileiro de 2002, foi vital na conquista do título contra o Corinthians, fazendo grandes e importantes defesas na decisão. Foi vice-campeão da Copa Libertadores da América de 2003, também com grandes momentos, como nas oitavas-de-final contra o Nacional do Uruguai, onde falhou na partida, mas se recuperou na disputa por pênaltis.
Suas grandes atuações pelo Santos chegaram a render convocações para a Seleção Brasileira, disputando a Copa das Confederações de 2001. A trajetória de Fábio Costa no Peixe foi longa – o goleiro permaneceu no clube até 2013. Em 2004 e 2005, foi emprestado para o Corinthians, onde conquistou o Campeonato Brasileiro em 2005 como titular. Em 2010 e 2011, foi emprestado para o Atlético-MG e em 2013 foi emprestado ao São Caetano.
Ao todo, Fábio Costa fez 345 partidas pelo Peixe e se tornou o segundo goleiro com mais atuações na história do clube. Conquistou três títulos: Campeonato Brasileiro de 2002 e os Campeonatos Paulistas de 2006 e 2007.