Como foi Marinho no Santos?
É impossível dizer que a passagem de Marinho pelo Santos não foi marcante. Vestindo a camisa 11, o atacante passou por altos e baixos em quase três temporadas no alvinegro praiano. Deixando o Peixe no início de 2022, é possível afirmar que Marinho viveu o melhor momento de sua carreira com a camisa santista. Relembre a passagem do atacante pelo Santos:
Marinho chegou ao Peixe em maio de 2019, proveniente do Grêmio. Sempre irreverente nas entrevistas pós-jogo, seu início no clube ficou marcado pelo “mini míssel aleatório”, que surgiu quando o atacante ainda estava brigando pela titularidade. O “meme” se originou de um golaço marcado contra o Botafogo.
Após o gol, Marinho foi ganhando espaço no Peixe e passou a ser titular da equipe na reta final da temporada. Terminou o ano de 2019 com o Santos acumulando 27 jogos disputados, oito gols e quatro assistências. Ao lado de Soteldo, foi o principal nome da equipe na ótima campanha no Campeonato Brasileiro daquele ano.
O ano de 2020 foi ainda melhor para Marinho, e provavelmente, o melhor de sua carreira. Titular absoluto na equipe de Cuca, o atacante foi protagonista da equipe santista que chegou na final da Libertadores. Seu desempenho na competição rendeu o prêmio de “Rei da América”, com quatro gols e uma assistência no torneio. Porém, sua atuação na final contra o Palmeiras foi uma das piores de sua passagem no clube.
“Eu tomei uma pancada no joelho e tratava até de noite. Manhã, treino à tarde, tratamento depois do jogo e depois em casa até uma da manhã. Além de termos perdido, eu fui tentar chutar uma bola, dividi com o Luiz Adriano e senti o joelho machucado”, afirmou o jogador em entrevista ao Flow Podcast.
Em 2020, Marinho anotou 24 gols e 8 assistências em 43 jogos. Em contrapartida, o ano de 2021 não foi nada fácil para o atacante, muito menos para o Santos. Logo no início da temporada, o Peixe correu risco de ser rebaixado no Campeonato Paulista pela primeira vez em sua história. Assim como o restante do elenco, Marinho produziu pouco e terminou a temporada longe dos holofotes que teve em 2020. Foram nove gols e quatro assistências em 42 jogos.
No início de 2022, o atacante foi vendido para o Flamengo por R$7 milhões. Com a camisa alvinegra, Marinho marcou 41 gols e 17 assistências em 112 jogos.