Cinco treinadores que podem substituir Pedro Caixinha no Santos
Português pode perder o cargo nos próximos dias
Há um mês orquestrando o elenco do Santos, Pedro Caixinha passou a ter sua permanência no clube debatida na cúpula alvinegra. Acumulando tropeços no Campeonato Paulista, o português perdeu prestígio dentro e fora das arquibancadas. Ainda que seu contrato esteja em vigência com o Peixe, listaremos cinco treinadores que podem desembarcar na Vila Belmiro.
Livre no mercado desde que foi dispensado do Al-Nassr, em setembro de 2024, Luís Castro surge como um grande favorito a retornar ao Brasil. Com passagem marcante pelo Botafogo, o português possui um estilo de jogo único, que projeta a força do ataque na mesma proporção da defesa. Em seu currículo, o treinador ainda conta com passagens por Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Porto.
Jorge Sampaoli é outro nome bem avaliado no mercado da bola. Sem clube desde o final de janeiro deste ano, quando rescindiu seu vínculo com o Rennes, o argentino tem uma longa história com o Santos. Durante as temporadas 2018 e 2019, o maior feito do comandante foi ter finalizado o Brasileirão na vice-liderança.
Outrora especulado para organizar o Botafogo neste início de temporada, Tite é outro personagem disponível para treinar Neymar. Além de contar com passagem marcante à frente da Seleção Brasileira, o medalhão possui vasto currículo de experiência. Dentre suas maiores passagens por clubes é possível destacar o Corinthians, Palmeiras, Internacional e Atlético-MG.
Em contrapartida, uma figura não muito comentada na imprensa nacional, mas que pode se dar bem no Santos é Elano. O ex-jogador de futebol detém currículo pequeno de equipes defendidas, mas chegou a trabalhar como interino e auxiliar no Peixe. Por sua vez, está sem emprego desde que foi demitido da Ferroviária, em junho de 2023.
Por fim, um velho conhecido do Santos permanece dando sopa no mercado de transferência. Trata-se de Vanderlei Luxemburgo, renomado treinador que se aventurou na política recentemente. Sobretud, fora dos gramados desde que deixou o Corinthians, em setembro de 2023, o técnico conta com quatro passagens pelo Peixe. Seus trabalhos renderam quatro títulos ao Alvinegro Praiano.
Estadia de Caixinha no Santos
Embora possua contrato em vigência com o Santos, Pedro Caixinha pode ter que fazer suas malas antes do previsto. Com a chegada de Neymar à Vila Belmiro, a pressão midiática em cima das vitórias do Peixe aumentou, motivo para colocar o cargo do comandante em risco. Ao longo de oito jogos, o português faturou duas vitórias, dois empates e quatro derrotas.
Em coletiva de imprensa após novo tropeço perante o Corinthians, o treinador detalhou os erros apresentados por seu elenco. Possuindo apenas um mês à frente do grupo, Caixinha pretende ajustar as lacunas nesta janela de transferência e lutar para colocar o Santos no topo do pódio. Porém, fez questão de cravar que sua demissão não é uma preocupação.
“Já tenho muitos anos no futebol e de vida. Não tenho mínima preocupação quanto a isso. Vou trabalhar em qualquer clube até o último dia tal como no primeiro quando cheguei…Temos que saber navegar em águas profundas, revoltas. É isso que estamos vivendo. Saber manter o rumo e a orientação dentro dessa turbulência”, disparou o treinador.