Chegou com pinta de craque no Santos e agora teve que fazer cirurgia séria
De todos os reforços anunciados pelo Santos para a temporada de 2025, o único que ainda não estreou em campo foi o volante Zé Rafael que veio do Palmeiras após seis temporadas atuando no time rival do Peixe. O jogador foi anunciado no final de fevereiro mas segue em recuperação após realizar um procedimento cirúrgico.
Em 2024, Zé Rafael teve uma alteração na região lombar baixa, chamada espondilolistese, que consiste no desalinhamento entre duas vértebras. O jogador sentia muitas dores e tinha limitação funcional de intensidades variadas. Apesar de tratamento paliativos, Zé Rafael sabia que precisava da cirurgia para resolver o problema.
“Era uma situação difícil. Eu sofri dor para tudo, não só para treinar e para jogar, mas questões básicas do dia a dia. Joguei, na verdade, o ano todo com muita dor, consequentemente limitado e, obviamente, você acaba perdendo rendimento, porque nesse nível que a gente joga, estando a 100%, o nível já é difícil de competir, agora quando você está abaixo dos adversários, complica”, afirmou Zé Rafael.
Zé Rafael de volta aos gramados?
O atleta realizou a cirurgia em fevereiro deste ano e segue em recuperação, com previsão de retorno aos gramados para o início de maio. Atualmente, Zé Rafael vive a segunda fase da reabilitação, executando exercícios com carga, na piscina e no solo.
“Estou evoluindo de maneira muito rápida até, mais do que a gente esperava e eu estou muito feliz com essa evolução. Desde o dia seguinte à cirurgia, já senti uma diferença no meu corpo. Já não senti a mesma dor que me incomodava durante um longo período. Com relação à recuperação, tenho de agradecer muito aos médicos, a equipe médica do Santos, a equipe de fisioterapia, a equipe pessoal minha também, que me ajudou por um tempo, fazendo os tratamentos nos períodos opostos ao clube”, agradeceu o jogador.