CBF ordena e Santos vai jogar a Série B de novo em 2025
Após um ano atípico e difícil, o Santos venceu a equipe do Coritiba na última segunda-feira (11) e garantiu uma vaga de forma matemática na Série A do Brasileirão de 2025. Agora, o clube segue em busca do título da segundona para fechar com chave de ouro.
A torcida do Santos não conteve a alegria de poder enfim respirar aliviado quando em muitos momentos chegou a cogitar uma mínima possibilidade de tropeço que poderia resultar num desastre de grandes proporções. Mas o Peixe sempre esteve entre os favoritos, aos trancos e barrancos, a torcida não desistiu, apoiou e levou o time de volta à Série A.
Mas nem tudo são flores dentro da Vila Belmiro. Enquanto o time principal masculino volta à elite do futebol brasileiro, o feminino cai pela primeira vez em sua história para a segunda divisão nacional, um ano depois da queda do masculino.
Em agosto deste ano, as Sereias da Vila foram rebaixadas de forma inédita, após uma sequência de derrotas dentro do Campeonato Brasileiro Feminino. O pouco investimento na categoria com o rebaixamento do time masculino no final de 2023, fizeram com que as Meninas da Vila vivessem o pesadelo da segunda divisão pela primeira vez.
A falta de planejamento, além das denúncias de assédio sexual e moral, por atletas da equipe feminina do Santos, envolvendo o ex-treinador Kleiton Lima, demitido em 2023, foi o estopim para a crise instalada dentro do elenco feminino do Peixe. Ele chegou a ser recontratado mas logo na sequência foi demitido novamente.
Pioneirismo do Santos no futebol feminino
O clube do Santos é um dos pioneiros na modalidade feminina de futebol no Brasil e também é uma das equipes mais vitoriosas em toda a história. As Meninas da Vila são bicampeãs da Copa Libertadores (2009 e 2010), campeãs brasileiras (2017), bicampeãs da Copa do Brasil (2008 e 2009) e tetracampeãs paulistas (2007, 2010, 2011 e 2018).