CBF decide dar mãozinha para salvar o Santos e diretoria agradece
A diretoria do Santos recebeu uma ótima notícia na última terça-feira (13) após ajuda da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Agora, o Peixe está tranquilo e pensando na expansão do time, visando contratações ainda nesta janela de transferência.
Na última terça-feira (13), a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aceitou a proposta enviada pela Santos sobre o pagamento de 17 processos movidos contra o clube que estavam prestes a serem executados.
Os processos resultariam em um novo transferban contra o Peixe e são referentes a ações de gestões passadas, sendo as piores sob o comando do antigo presidente José Carlos Peres. As dívidas são a favor de clubes, jogadores e empresários que passaram pela Vila Belmiro ou tiveram algum vínculo com o Santos.
Os advogados do Santos, Raphael Barbieri e Cristiano Caús, afirmaram que os 17 processos movidos contra o Peixe são em sua grande maioria de empresários que deixaram de receber comissões devidamente acertadas em contrato. Além disso, clubes de futebol e jogadores que deixaram o Santos com pendências financeiras, também acionaram a Justiça.
CBF aceita plano coletivo do Santos
Sem condições de arcar à vista todas as dívidas pendentes, a diretoria do Santos enviou ao CNRD a proposta de um plano coletivo para pagamento de todas as ações existentes no órgão com valores mensais dentro das receitas do clube e de um determinado prazo.
“O positivo deste plano coletivo é que agora o Santos sabe como será o seu fluxo de caixa para essas ações e afasta o risco de punição disciplinar, como transfer ban, em termos nacionais. E, além disso, o plano também é bom para os credores, que agora sabem que vão receber do Santos. Principalmente porque o descumprimento por parte do clube tem, como contrapartida, um transfer ban automático”, afirmaram os advogados Raphael Barbieri e Cristiano Caús.