Carille faz alerta sobre uso de jogadores da base: “Não está tão qualificada”
O treinador do Santos, Fábio Carille, revelou recentemente sobre como pretende usar os jogadores da base no elenco principal. Carille, conhecido por ser um defensor da formação de jogadores, alertou que a base do Santos não está tão qualificada quanto em anos anteriores.
Um dos destaques recentes da base, o atacante Enzo, foi promovido ao time principal. Contudo, o jovem jogador ainda necessitará de algum tempo antes de fazer sua estreia, devido a um desequilíbrio muscular que apresenta um considerável risco de lesão no joelho. Além dele, outros nomes como Jair, JP Chermont, Miguelito e Patati também estão nos planos de Carille, mas o técnico ainda aguarda mais segurança e confiança dos garotos.
“O torcedor tem que saber que a base, e isso eu falo sinceramente, não está tão qualificada como já foi anos atrás o Santos. Claro que tem jogadores bons, eu acompanhei o Enzo, que já está aqui com a gente e ele precisará de um tempinho ainda. Veio fazer aqui os testes, deu um desequilíbrio muscular muito grande, o risco de contusão, de lesão de joelho, é muito grande. Então esse menino igual foi feito com o Jair, vai ter que passar por um período de fortalecimento”, disse o treinador.
Carille revela estratégia de inserir jogadores aos poucos
Carille pretende dar tempo de jogo gradativamente aos jovens jogadores, evitando colocá-los sob pressão excessiva. Durante sua primeira passagem pelo Santos em 2021, Carille retirou da base jogadores como Lucas Pires, Sandro Perpetuo, Pirani, Kayke, Marcos Leonardo e Ângelo. Contudo, o treinador enxerga que a safra atual de jovens jogadores está abaixo do esperado.
Carille acredita que jogadores como Jair, Souza, JP Chermont e Patati possam ter mais oportunidades durante o Campeonato Brasileiro. Os jovens jogadores irão compor o elenco na Série B e a expectativa é que recebam mais minutos em campo. A torcida do Santos, famosa por apoiar a base do clube, aguarda ansiosamente pela evolução desses jovens talentos.
No entanto, é prudente lembrar que nem todos os jogadores que passam pela base se tornam estrelas no time principal. É necessário tempo, paciência e muita dedicação por parte dos jogadores e da comissão técnica para que o potencial se transforme em desempenho dentro de campo.