Brasileirão 2004: octacampeonato do Santos
Relembre detalhes sobre o memorável Brasileirão de 2004, quando o Santos Futebol Clube alcançou a impressionante marca de octacampeão. O time paulista está entre os mais tradicionais de todo o planeta e isso se dá por uma série de fatores importantes. Além de ídolos gigantescos que mudaram os rumos do futebol mundial, a instituição também carrega algumas honrarias de peso.
Isso porque, com grandes nomes vestindo a sua camisa, o caminho natural, obviamente, são as taças. E, com uma história vasta no quesito jogadores de peso, o Alvinegro Praiano também conseguiu atingir feitos impressionantes na sua sala de troféus. Um dos mais memoráveis, inclusive, tem a ver com a quantidade de Campeonatos Brasileiros que o Peixe já levou para casa.
O último deles, o Brasileirão 2004, foi um dos mais expressivos, tendo em vista que foi o primeiro que a equipe conseguiu conquistar no formato de pontos corridos. Depois de sete taças conquistadas em sistemas que evoluíam para o eliminatório, foi o momento em que a equipe conseguiu mostrar que também conseguia se destacar dentro do quesito ‘constância’.
Brasileirão 2004 tinha 24 times
Diferente do sistema atual, com vinte equipes disputando o Campeonato Brasileiro, em 2004 mais clubes brigavam pela taça. A primeira divisão daquele ano contou com 24 participantes ao todo. Sendo assim, foram 46 partidas envolvendo o turno e returno. Eram oito a mais do que no atual regulamento. Mesmo assim, o Santos conseguiu se sobressair em cima dos adversários e ficou com a taça.
Ao todo, o time paulista conseguiu acumular impressionantes 89 pontos no decorrer da competição, atingindo marcas expressivas. Isso porque conquistou 27 vitórias, oito empates e 11 derrotas na disputa. O destaque, inclusive, ficou para o ataque alvinegro, que bateu o recorde da época de gols feitos. Foram 103 bolas na rede, resultando em uma média de 2,24 por partida.
Outro fato curioso sobre aquele título do Santos foi que os seus rivais estaduais ocuparam da terceira até a quinta posição. São Paulo, Palmeiras e Corinthians, respectivamente. O segundo lugar na época foi o Atlético Paranaense. A liderança foi assumida na penúltima rodada, quando o Furacão foi derrotado pelo Vasco da Gama. O Santos, que estava dois pontos atrás, bateu o São Caetano e foi para a ponta.
Mãe de craque do Santos sequestrada
Vale ressaltar que o Peixe também teve que superar algumas adversidades complicadas na busca pela taça. Isso porque um dos grandes nomes daquela conquista, Robinho, esteve ausente em algumas rodadas por problemas pessoais. O jogador precisou estar de fora por conta do sequestro da sua mãe.
Não apenas essas, mas outras grandes polêmicas se desenrolaram no decorrer do Brasileirão 2004. Como polêmicas de arbitragens, bem como perdas de mando de campo e até severas punições em cima de seus jogadores. O time ainda teve que atuar diversas vezes no interior de São Paulo. Mesmo com todos esses problemas, o Santos conseguiu alcançar a taça.
Na época, inclusive, Robinho chegou a ser um dos destaques da competição, ficando com a vice artilharia. Empatado com Alex Dias, do Goiás, Deivid, também do Santos, e Cláudio Pitbull, o atacante marcou 22 vezes. Só quem marcou mais foi Washington, do vice Atlético, com 34.
Goleadas memoráveis do Santos no Brasileirão 2004
Na época, o Santos também acabou ficando marcado com algumas goleadas históricas acontecendo. Contra o Paysandu, em casa, por exemplo, 6 a 0 para o Peixe. Robinho, duas vezes, Elano, Ricardinho, Brasílio e Fabinho marcaram. Outra grande vitória foi contra o Fluminense, por 5 a 0, com o Robinho marcando mais dois, Deivid também dois e Laerte contra.
Maior público do Santos no Brasileirão 2004
O maior público do Santos na disputa do Brasileirão 2004 aconteceu contra o Vasco da Gama. O público aparecia não apenas na Vila Belmiro. Na época, mais de 36 mil pessoas estiveram presentes no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto. No Teixeirão, o Peixe venceu por 2 a 1.