O Santos abriu os cofres para tentar evitar o inédito rebaixamento, o clube comprou jogadores como Jean Lucas, do Mônaco, João Basso, do Arouca, e fechou contratações com jogadores livres no mercado, como Tomás Rincón e Alfredo Morelos, o último, porém, pouco entrou em campo com a camisa santista.
Morelos atuou em três oportunidades, não marcou gols nem deu assistências, o colombiano tem um dos maiores salários do elenco, os valores giram em torno de R$ 900 mil por mês, o atacante é um dos maiores empecilhos na reconstrução do clube.
O jogador não pretende deixar o Peixe em 2024, o colombiano deu uma entrevista ao Win Notícias, da Colômbia, e deixou claro que não há negociações para sair do clube:
“Até o momento não há nada. Estamos trabalhando e seguimos com o Santos, pois tenho um contrato de 2 anos, gosto da Liga do Brasil”, disse Morelos.
A nova diretoria do Santos tenta renegociar os contratos dos principais atletas do clube, com o orçamento menor para 2024, os jogadores que topem reduzir seus vencimentos, ficarão na equipe para a disputa do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro da Série B.
Alguns jogadores já aceitaram a redução, como o volante Tomás Rincón e o goleiro João Paulo, já Yeferson Soteldo e Jean Lucas estão de malas prontas para deixar o Peixe, enquanto o venezuelano já foi anunciado pelo Grêmio, o camisa 8 do Santos é disputado por Internacional e Bahia, o Colorado busca um empréstimo, já o Tricolor de Aço sinalizou uma proposta de 8 milhões de euros.
Sem a disputa da Copa do Brasil e com o orçamento menor para 2024, o clube tem um poder financeiro muito baixo e prioriza a chegada de jogadores livres no mercado ou por empréstimo, são os casos de Giuliano, Aderlan e Jorge.