Árbitro de Santos x Palmeiras já se envolveu em polêmicas em finais de Paulistão
Santos e Palmeiras voltam a se enfrentar neste domingo (7), às 18 horas (horário de Brasília), no Allianz Parque, pela final do Campeonato Paulista. No primeiro duelo, o Peixe venceu por 1 a 0, com gol de Rómulo Otero e garantiu uma leve vantagem diante do adversário.
Com o resultado obtido no primeiro jogo, o Santos garante o título com um simples empate. Já o Palmeiras precisa vencer com pelo menos, dois gols de diferença, para manter seu posto de campeão estadual paulista.
Para os últimos noventa minutos da decisão do Paulistão, a Federação Paulista de Futebol (FPF), definiu a arbitragem do jogo. Raphael Claus será o juiz a comandar a arbitragem no confronto entre Palmeiras e Santos, no Allianz Parque.
Raphael Claus esteve em dez jogos do Campeonato Paulista deste ano. Ele apitou Palmeiras x Santos e Palmeiras x Corinthians, ambos na fase de grupos, e Santos x Portuguesa, nas quartas de final. Será o quarto ano seguido em que Claus apitará um dos jogos da final do Paulistão.
O nome de Raphael Claus foi bastante questionado por alguns torcedores santistas que alegam que o juiz tem ajudado o Palmeiras nas decisões do Paulistão e em outros jogos que envolvem o Brasileirão. É o quarto ano seguido do árbitro na final do Paulistão e nas últimas três, o Palmeiras venceu duas, sendo 2022 e 2023 e foi vice em 2021 para o São Paulo.
Raphael Claus é um dos árbitros com maiores números de convocações em decisões dentro do cenário do futebol brasileiro. O juiz é constantemente relacionado para partidas internacionais também, como Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. Apesar de já ter se envolvido em polêmicas, o árbitro é considerado um dos melhores do país e a Federação Paulista de Futebol já deixou clara sua total confiança no profissional.