A humilhação do time de Sampaoli para o Ituano
Sampaoli nunca foi uma grande unanimidade entre os torcedores santistas após sua saída do clube. Enquanto muitos acham que o argentino foi o último grande treinador do alvinegro praiano, enquanto outros guardam ressentimento por conta de sua atuação no mercado de transferências e principalmente por seus “vexames”. O resultado negativo mais marcante da passagem de Sampaoli pela Vila Belmiro é sem sombra de dúvidas a humilhação para o Ituano, no Campeonato Paulista.
Em jogo realizado no Novelli Júnior, o time de Itu goleou por 5 a 1. O resultado foi a maior goleada do Ituano na história do confronto e deu um fim ao bom momento do Peixe no torneio estadual. Os gols do Galo Paulista foram marcados por Morato (2), Serrato, Léo Santos e Jonas. Jean Mota marcou o gol de honra santista.
Esta foi uma das três derrotas sofridas pelo Peixe no campeonato, incluindo outra goleada sofrida por 4 a 0 para o Botafogo de Ribeirão Preto. O alvinegro praiano conseguiu a classificação para o mata-mata na segunda colocação do Grupo A e foi eliminado para o Corinthians na semifinal.
Relembre curiosidades e como foi a passagem de Sampaoli pelo Santos
O “Furacão Sampaoli” passou pelo Santos no ano de 2019. O renomado e controverso treinador argentino deixou a Seleção Argentina para assumir o comando do time da Vila Belmiro em dezembro de 2018. Com um elenco curto, Jorge Sampaoli conquistou a torcida ao montar um time ofensivo, com o “DNA” que o clube carrega. No entanto, a passagem do treinador se encerraria no mesmo ano em meio a altos e baixos.
Sob o comando de Sampaoli, o Peixe foi bem no Campeonato Paulista, dominando por completo os adversários mais fracos e jogando de igual para igual com os rivais paulistas. No entanto, acabou sendo eliminado para o Corinthians nas semifinais.
Pouco tempo depois, o Santos seria eliminado precocemente na Copa Sulamericana – o argentino escalou um time reserva contra o River Plate do Uruguai, no jogo de ida. A partida ficou no 0 a 0, e na volta, o Alvinegro Praiano empatou novamente, mas em 1 a 1. Por conta da regra de gols fora, o Peixe acabou deixando a competição.
Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Atlético Mineiro, clube que Sampaoli treinaria no ano seguinte, já nas oitavas-de-final. O Santos empatou em Minas, mas perdeu de 2 a 1 no Pacaembu.
Desta forma, havia sobrado apenas o Campeonato Brasileiro para o Peixe. E apesar da conquista não ter vindo, o time treinado por Sampaoli não decepcionou. O Alvinegro Praiano terminou a competição na segunda colocação, com 74 pontos, ficando atrás apenas do campeão Flamengo.
O técnico argentino deixou o clube no fim do ano de forma conturbada, por discordâncias financeiras envolvendo ele e a diretoria do clube. Foi um ano de total transformação no Peixe, que com certeza absoluta ficou marcado na memória do torcedor santista. Mas por conta dos problemas financeiros que o Santos enfrentaria por causa de Sampaoli futuramente e da ausência de títulos, a passagem do argentino pode não ser vista com bons olhos.