Comandada por Vanderlei, defesa do Santos fez história
No Campeonato Brasileiro de 2018, a defesa do Santos fez história. Após um empate em 0 a 0 com o São Paulo, o Peixe conquistou a marca de oito partidas seguidas sem levar um gol sequer. E o principal responsável por isso foi o arqueiro santista, Vanderlei.
Antes, a maior sequência santista sem sofrer gols foi comandada pelos goleiros Barbosinha e Manga, no ano de 1955, quando mantiveram o gol santista sem ser vazado por sete jogos. 63 anos depois, o sistema defensivo do Peixe foi impecável e quebrou a marca.
Os jogos em que o Peixe ficou sem sofrer gols foram: Santos FC 3 x 0 Sport (Brasileiro), Independiente 0 x 0 Santos FC (Libertadores), Santos FC 2 x 0 Bahia (Brasileiro), Santos FC 0 x 0 Independiente (Libertadores) – nesta competição, o clube foi desclassificado por uma punição da Conmebol, Vasco 0 x 3 Santos FC (Brasileiro), Santos FC 0 x 0 Grêmio (Brasileirão), Paraná 0 x 2 Santos FC (Brasileirão) e Santos FC 0 x 0 São Paulo.
Vanderlei foi único atleta que atuou todos os minutos desse novo recorde. Gustavo Henrique, zagueiro, também jogou oito vezes como titular, mas foi substituído em um dos jogos. Além deles, ainda temos as atuações dos seguintes companheiros de defesa que foram muito importantes para este feito: Victor Ferraz e Dodô (7), Robson Alves, Alison e Carlos Sánchez (6), Lucas Veríssimo (4), Daniel Guedes (2) e Renato e Yuri (1).
“Primeiramente quero dar glória a Deus por mais uma marca na carreira, uma marca tão expressiva. Sabemos que poucos têm essa oportunidade, sabemos como é difícil ficar oito jogos sem tomar gol. Mas isso não é somente mérito meu, mas de toda a equipe. Desde lá da frente, o time todo tem se doado para não tomar gols e isso tem dado tranquilidade para a equipe”, disse o goleiro Vanderlei na época.