Santos jogou 500 vezes no Estádio Pacaembu
A Vila Belmiro, um dos estádios mais tradicionais da história do futebol, é a casa do Santos Futebol Clube. No entanto, é possível afirmar que o Pacaembu é a segunda casa do alvinegro praiano. No ano de 2016, em um clássico SanSão entre o Peixe e o São Paulo, o time santista atingiu a marca de 500 jogos no estádio localizado na capital paulista.
O Pacaembu foi inaugurado em abril de 1940, e a primeira partida do Santos FC nele foi no dia 12 de outubro daquele ano, e o autor do primeiro gol do Peixe no estádio foi de autoria de Figueira, em empate com 4 a 4 com o SPRAC (São Paulo Rail Way Atlético Clube).
Hoje, segundo o site Acervo Santista, o Peixe tem 536 jogos no Pacaembu, sendo 239 vitórias, 141 empates e 156 derrotas. Foram 945 gols marcados pelo alvinegro praiano e 762 gols sofridos.
Confira alguns dos jogos históricos do Santos no Pacaembu:
Santos 4×4 São Paulo Railway Athletic Club – 1940: Taça da Cidade de São Paulo
A primeira partida do Peixe no Pacaembu aconteceu no ano de 1940, e foi em um empate por 4 a 4 contra o São Paulo Railway Athletic, que futuramente se tornaria o Nacional Atlético Clube. Os gols do Santos foram marcados por Figueira, Bibiano (2) e Molina.
Santos 7×6 Palmeiras – 1958: Torneio Rio-SP
Na disputa do Torneio Rio-São Paulo de 1958, o Peixe venceu o clássico contra o Palmeiras em uma partida de 13 gols. Era o início da “Era Pelé”, e o alvinegro venceu com gols do Rei, Dorval, Pagão (2) e Pepe (3).
Santos 3×0 Vasco – 1959: Final Taça Rio-SP
Este foi o primeiro título do Peixe no Pacaembu. O alvinegro venceu o Vasco por 3 a 0 no final da Taça Rio-São Paulo de 1959 diante de 21 mil espectadores. Pelé e Coutinho (2) marcaram os gols santistas.
Santos 5×2 Fluminense – 1995: Semifinal do Campeonato Brasileiro
A semifinal do Brasileiro de 1995 foi um dos melhores jogos do Santos não apenas no Pacaembu, mas também de toda sua história. Em uma partida rechada de emoção, o Peixe conseguiu uma virada histórica no placar agregado após ser derrotado por 4 a 1 na primeira partida contra o Fluminense. Giovanni teve uma atuação fantástica na goleada santista e o alvinegro praiano acabou se classificando para a final.
Santos 2 x 3 Santo André – 2010: Final do Campeonato Paulista
Após uma campanha avassaladora no Campeonato Paulista de 2010, o Santos chegou à final do torneio contra o azarão Santo André. No jogo de ida, o Peixe venceu por 3 a 2, mas na volta, o clube do ABC Paulista conquistou a vitória. Por conta da regra dos gols fora, o título fico com o alvinegro praiano. Importante ressaltar que o Santos teve três jogadores expulsos na partida.
Santos 2×0 Universidade do Chile – 2012: Recopa Sul-americana
Um ano após a conquista da Libertadores, o Peixe enfrentou a Universidade do Chile no estádio da capital pelo segundo jogo da Recopa Sul-Americana. Com gols de Neymer e Bruno Henrique, o Santos venceu no agregado e conquistou o título.
Santos 2×1 Peñarol – 2011: Final da Libertadores
Com o Pacaembu lotado, o Peixe se sagrou tricampeão da Libertadores contra o Peñarol, do Uruguai. Neymar e companhia encerraram um jejum de 48 anos sem o título continental e o estádio da capital paulista foi palco de uma das últimas grandes conquistas da história do clube.