De onde saiu o Santos da Argentina?
Você sabia que existe um Santos na argentina? Inspirados pelo futebol mágico daquele Santos que reinou no planeta por mais de uma década, o Santos Futebol Club da Argentina, sediado da cidade de Paraná, capital da província de Entre Rios, foi fundado há 47 anos.
Criado pelo jornalista esportivo Rubén Sarmiento, o Santos argentino já visitou duas vezes a Vila Belmiro, em 2009 e 2017. Na última visita, a equipe da Argentina enfrentou uma equipe formada por jogadores veteranos e funcionários do alvinegro praiano no gramado do estádio.
“Meu pai se decidiu por batizar o time de Santos depois de ver o reprise de um jogo em que o Santos venceu o Huracán por 4 a 0, em Buenos Aires, e Pelé deu uma aula de futebol”, contou Ignacio Sarmiento, o Nacho, técnico da equipe principal do Santos argentino e filho do fundador.
O clube semi-amador participa de competições em quatro categorias na cidade: livre, sub 30, seniors e feminino. Paraná tem cerca de 330 mil habitantes e está situada a 500 quilômetros da capital argentina, Buenos Aires.
No amistoso que fez Rubén escolher o nome do Santos para o seu clube, disputado em 5 de dezembro de 1973, em Buenos Aires, o Santos goleou o Huracán, campeão argentino daquele ano, por 4 a 0, com gols de Edu, Pelé, Nenê e Léo Oliveira.
Ao redor do mundo, o Santos tem 39 homônimos: ou seja, clubes com o mesmo nome do Peixe. A informação é do Centro de Memória e Estatística do Alvinegro. O Santos possui 10 xarás no Brasil, nove na América do Norte/Central, oito na Europa, sete na África, quatro na América do Sul e um na Ásia.