Atacante do Santos é apontado como uma das 60 grandes promessas do mundo
Nesta quarta-feira (28), o jornal britânico “The Guardian” anunciou a lista Next Generation de 2022, que rankeia as maiores jovens promessas do futebol internacional. Na classe dos atletas nascidos em 2005, três brasileiros apareceram na lista: Vitor Roque, do Athletico Paranaense, Matheus Gonçalves, do Flamengo e Deivid Washington, do Santos.
Nascido em Goiás em junho de 2005, Deivid estreou pelo Peixe quando tinha 11 anos, na temporada 2016. Atacante, o jovem atleta se destaca por sua técnica, força física, habilidade nas finalizações e capacidade de leitura de jogo.
Aos 17 anos, Deivid já possui 1,84m, e por ter encontrado facilidade e “sobrado” nas categorias sub-17, o atacante já integra o elenco sub-20 dos Meninos da Vila. Em 2022, Deivid é o artilheiro do Paulistão Sub-17 com 16 gols e um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro da mesma categoria, com seis gols. No sub-20, o atacante soma sete gols no Brasileirão e outros dez no estadual.
Deivid ainda não teve oportunidade de integrar o elenco profissional do Peixe, mas a expectativa é de que o interino Orlando Ribeiro, que treinava o atacante no sub-20, dê uma oportunidade para o jovem atleta ainda neste ano.
Quatro jogadores do Santos atual estão entre os melhores do mundo
Além de Deivid, o Santos tem quatro jogadores na lista do CIES Football Observatory, que nomeia os 250 melhores jogadores do mundo nascidos a partir do ano 2000. A pesquisa levou em consideração o número de partidas disputadas, os minutos em campo e o desempenho técnico de atletas em 59 ligas nacionais ao longo dos últimos 365 dias.
Os quatro atletas do Peixe são: Marcos Leonardo, Ângelo, Vinícius Zanocelo e Lucas Pires. Todos os receberam notas de 0 a 100 de acordo com os índices do estudo. O único brasileiro que atingiu a nota máxima foi Vinícius Júnior, do Real Madrid. Além disso, a lista era divida em quatro seções: de jogadores que nasceram em 200, 2001, 2002, 2003, 2004 e depois.