Como tem que ser o novo “mandachuva” do futebol do Santos?
Após a negativa de Vanderlei Luxemburgo, o Santos segue na busca por um novo executivo de futebol, e pretende fechar com alguém para o cargo antes mesmo de tentar a contratação de um treinador. Após a saída de Newton Drummond, a função de executivo ficou acumulada com o presidente do clube, Andrés Rueda, que pretende mudar o cenário o mais rápido possível.
Com um grande histórico de trocas no departamento de futebol nos últimos anos, o Peixe busca um executivo que tenha um perfil que “converse com os jogadores”, além de conseguir lidar bem com os problemas rotineiros do elenco.
Além disso, o alvinegro praiano quer que o próximo executivo fique responsável por achar bons jogadores no mercado, e que tenham sentido na atual situação financeira do clube. Ou seja, o novo candidato deve conseguir trabalhar em conjunto com o departamento inteligência, responsável por mapear o mercado de transferências e analisar possíveis opções de contratações.
O lendário treinador Vanderlei Luxemburgo era cotado pela direitoria do Santos para assumir o cargo, no entanto, Vanderlei fez uma contraproposta para o Peixe, que foi vetada pelos dirigentes do alvinegro praiano.
Luxa gostaria de treinar a equipe até o fim deste ano, assumindo a gerência do futebol do alvinegro praiano apenas em 2023, fazendo parte da montagem do elenco, preparação para pré-temporada e na escolha do novo técnico. A contraproposta não agradou o presidente Andrés Rueda, que rejeitou o projeto de Luxemburgo.
A insistência para que seja treinador foi o que teria desagradado a diretoria santista. O Peixe quer um nome de peso para o cargo de gerente – além de Luxa, também foram feitas sondagens por nomes como Alexandre Gallo e Emerson Leão.