Por que recusaram o projeto de Luxemburgo no Santos?
O lendário treinador Vanderlei Luxemburgo era cotado pela direitoria do Santos para assumir o cargo de gerência de futebol do clube. No entanto, Vanderlei fez uma contraproposta para o Peixe, que foi vetada pelos dirigentes do alvinegro praiano.
Luxa gostaria de treinar a equipe até o fim deste ano, assumindo a gerência do futebol do alvinegro praiano apenas em 2023, fazendo parte da montagem do elenco, preparação para pré-temporada e na escolha do novo técnico. A contraproposta não agradou o presidente Andrés Rueda, que rejeitou o projeto de Luxemburgo.
A insistência para que seja treinador foi o que teria desagradado a diretoria santista. O Peixe quer um nome de peso para o cargo de gerente – além de Luxa, também foram feitas sondagens por nomes como Alexandre Gallo e Emerson Leão.
O último trabalho de Luxemburgo como treinador foi em 2021, no Cruzeiro. Foram oito vitórias, onze empates e quatro derrotas em 23 partidas, conseguindo evitar um possível rebaixamento do time celeste para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.
Santos está perdido na busca por técnico
Após a demissão de Lisca no início da semana, o Santos Futebol Clube iniciou a “caça” por um novo treinador no mercado. Nos últimos dias, o alvinegro praiano definiu dois alvos principais: o argentino Sebástian Beccacece e o veterano Vanderlei Luxemburgo. No então, é improvável que ambos os nomes acertem com o Peixe, levando o clube para a “estaca zero” novamente.
Beccacece afirmou que não pretende assumir trabalhos até o final da Copa do Mundo. O argentino prefere assumir uma equipe no começo da temporada, para que consiga participar da montagem do elenco e pré-temporada. Este seria o principal motivo do argentino recusar o Santos.
Enquanto isso, o técnico Orlando Ribeiro é quem comandará a equipe de maneira interina. Por conta da indefinação de um treinador, Orlando irá ser o treinador do Peixe contra o Palmeiras no domingo (18). Orlando estava no comando do Sub-20 desde o início do ano.