O que houve com Pato Rodriguez?
Pato Rodriguez é um nome que com certeza a torcida santista lembra. O argentino chegou no Peixe em 2012, após uma passagem de muito sucesso pelo Independiente. Considerado uma grande promessa do futebol sulamericano, Pato nunca conseguiu atingir o potencial que se era esperado. Em quatro anos no elenco, o meia atacante nunca conseguiu corresponder e deixou a Vila Belmiro para se tornar um verdadeiro “peregrino” no futebol.
No Santos, Pato Rodríguez realizou apenas 51 partidas, marcando dois gols. Apesar do título de “promessa”, Patito viveu justamente nas sombras de um verdadeiro craque que jogava no time titular: Neymar. Quando o brasileiro se transferiu para o Barcelona, Pato teve uma rara oportunidade entre os onze iniciais, contra o Botafogo.
O argentino foi substituído após uma atuação ruim, e discutiu com o treinador Muricy Ramalho na saída do campo. O bate boca com o comandante marcou seu fim no alvinegro praiano. Após o episódio, ele foi emprestado para seu ex-clube, o Estudiantes, e o Johor, da Malásia. Pato deixou o Santos em definitivo apenas em 2016.
Hoje com 32 anos, Pato Rodríguez passou por quatro clubes diferentes após deixar a Vila Belmiro. O primeiro foi o AEK Athens, da Grécia. Pelo clube do velho continente, Patito fez 36 partidas e quatro assistências. Depois, se transferiu para o Newcastle Jets, da Austrália, onde fez 12 partidas e anotou um único gol.
Em 2018, Rodríguez foi contratado pelo Moreirense, de Portugal. Lá, se tornou um reserva de luxo, fazendo parte de uma boa e surpreendente campanha do clube na Primeira Divisão do Campeonato Português. Deixou o clube em 2020 e assinou com o Jorge Wilstermann, da Bolívia, onde permanece até hoje.