Nilmar teve passagem relâmpago no Santos devido a depressão
Quando chegou ao Santos em 2017, Nilmar havia conquistado diversos títulos e marcos importantes em sua carreira. Com uma sólida passagem pelo Villarreal, o atacante esteve na lista dos convocados para a Copa do Mundo de 2010. No entanto, sua passagem pela Vila Belmiro durou pouco, e não foi por problemas físicos ou falta de qualidade em campo; durante seu tempo com o Peixe, Nilmar estava sofrendo com a depressão.
Na época, o atleta tinha 33 anos e tinha acabado de deixar o Al-Nasr, do futebol árabe. Os problemas psicológicos fizeram com que ele se afastasse do futebol, atuando apenas em duas partidas pelo Santos. Em entrevista para a TV Globo, o jogador deu detalhes sobre a situação.
“Eu tive o apoio da minha família, mas onde eu diagnostiquei mesmo foi quando eu cheguei ao Santos. Antes mesmo do jogo com o Cruzeiro, na verdade, duas semanas antes, eu vinha me sentindo diferente, até mesmo nos treinamentos, naquele momento da ansiedade de voltar a jogar. Eu vinha de um ano muito conturbado nos Emirados e acredito que isso possa ter sido um dos gatilhos”, revelou Nilmar.
“Mas esse dia específico foi o dia em que acabou desligando a chavinha, como eu costumo dizer. Eu desconectei totalmente e entrei naquele mar que é tipo uma bolha. Quem viveu isso sabe o que eu estou contando. Eu só chorava. Todos os sintomas que vocês puderem pesquisar, eu vivi; insônia, eu não conseguia dormir, mas isso já depois desse caso da concentração”, completou.
Por conta da depressão, Nilmar encerrou sua carreira no mesmo ano. Ele começou sua trajetória profissionalmente no Internacional, em 2003. No Brasil, também fez sucesso com a camisa do Corinthians. Em 2021, em entrevista ao programa “Bola da Vez” da ESPN, Nilmar revelou que ainda recebe propostas de clubes brasileiros para voltar a jogar, mas tomou uma decisão definitiva e não vai mudar de ideia.