Conmebol bate o martelo e Santos pode ser campeão no Uruguai
Nesta quarta-feira (8), a Conmebol anunciou que as datas e os locais que serão sede das finais da Libertadores e Copa Sul-Americana de 2023 estão definidos. Através das redes sociais, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, revelou que o Rio de Janeiro, no Maracanã, e Montevidéu, no Estádio Centenário.
“Por decisão do Conselho da CONMEBOL, a final da CONMEBOL Libertadores será realizada no Rio de Janeiro no estádio do Maracanã e a final da CONMEBOL Sul-Americana em Montevidéu. Duas partidas únicas que nos inspiram a Acreditar Sempre neste 2023!”, escreveu o presidente.
O Santos terminou o Campeonato Brasileiro de 2022 dentro da zona de classificação a próxima Sul-Americana, logo, caso chegue a final, os torcedores já devem ir preparando o bolso para viajar ao Uruguai. O sorteio dos grupos do torneio será no dia 27 de março.
Histórico das últimas finais continentais
O Maracanã recebeu a final da Libertadores de 2020, disputada entre Santos e Palmeiras, vencida pelo rival. A decisão contou apenas com alguns convidados nas arquibancadas do estádio, por conta das restrições impostas pela Anvisa por conta da propagação da Covid-19 na época, visto que a vacina ainda não estava disponível.
Por outro lado, Montevidéu sediou a decisão da Libertadores de 2021, disputada entre Flamengo e Palmeiras. Na ocasião, já com público, o rival paulista levou o bicampeonato ao vencer o Rubro-Negro por 2 a 1.
As finais únicas foram impostas a partir de 2019, quando o Flamengo bateu o River Plate na final da Libertadores, em Lima, no Peru. Na última temporada, a decisão maior competição da América do Sul foi sediada em Guayaquil, no Equador, também com vitória do Flamengo, desta vez sobre o Athletico Paranaense.
Em relação a Sul-Americana, a primeira final única também ocorreu em 2019, com a vitória do Independiente Del Valle, do Equador, sobre o Colón, da Argentina, disputada em Assunção, no Paraguai. Na última temporada, o Del Valle triunfou novamente e venceu o São Paulo por 2 a 0, em Córdoba, na Argentina.