Decisão é tomada e Santos ganha reforço para duelo na Copa do Brasil
O Santos terá o reforço do meia Miguelito para a partida contra o Iguatu-CE, nesta quinta-feira (9), às 21h30, na Vila Belmiro, pela segunda fase da Copa do Brasil. O boliviano estava treinando entre os profissionais, mas participou da vitória diante do São Paulo por 3 a 2 pelo Brasileirão Sub-20.
Apesar de ter começado treinando com o time profissional, passou boa parte do tempo na fisioterapia e aprimorando a sua forma física. Entretanto, sua mãe faleceu em janeiro, levando o jovem a Bolívia para ficar com a família. Desceu ao sub-20, marcou um gol e agora está à espera de uma chance com o técnico Odair Hellmann.
Nascido em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, ele chegou à Vila Belmiro por conta de um projeto com seu país natal, um intercâmbio fundado em 2013, que tinha o objetivo de servir a Seleção Boliviana com atletas próprios até o ano presente em seu nome. Chegou ao Brasil em 2018, já se destacando em uma Copinha Sub-14.
História de Miguelito
Um ano depois, chamou a atenção por conta de suas atuações na Copa Nike Sub-15. Todavia, por não possuir registro pelo clube na época, não estava apto a participar de torneios oficiais, como o Paulista e Brasileiro. Em 2019, jogou contra Kaiky e Ângelo no Sul-Americano Sub-15, e já era convocado ao Sub-20 mesmo com apenas 16 anos.
No final de 2021, já estava sendo convocado para os treinamentos da seleção principal boliviana. Assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos quando fez 18 anos de idade, uma vez que é proibido negociar com atletas que ainda não são maiores de idade.
Pelo Sub-20 do Peixão, mostrou polivalência em atuar tanto como meia ou como ponta. No Brasileirão da categoria, fez apenas três jogos, mas subiu de produção no Estadual e marcou três gols em 11 partidas, incluindo o gol na final na conquista do título.
Ganhou moral com o elenco principal e chegou a ser relacionado para os jogos de 2022 contra Juventude, Red Bull Bragantino e Corinthians, todos pelo Campeonato Brasileiro. Teve alguns minutos em campo contra os gaúchos e o rival paulista.