O dia que Alberto calou o Pacaembu e fez “Gol Puskás” contra o Corinthians
No dia 3 de outubro de 2002, os mais de 33 mil presentes no Pacaembu viram um dos gols mais bonitos da história do estádio, marcado por Alberto, jogador que defendia o Santos. Na ocasião, foi o primeiro gol do Peixe a vitória por 4 a 2 diante do Corinthians. O mesmo jogador fez mais um, e Elano fez outros dois. No lado rival, Fabinho e Leandro marcaram.
Um fato que poucos sabem é que o jogador quase ficou de fora da partida por conta de uma gripe. Ele praticamente não treinou na véspera do duelo, foi como dúvida para o clássico, mostrou que tinha condições, e entrou para a história com o gol mais bonito do campeonato daquele ano.
Ambas as equipes voltaram a se enfrentar na final do Brasileirão daquele ano, com vitória do Peixe, vencendo a partida de ida por 2 a 0 e a segunda por 3 a 2, partida que ficou marcada pelas pedaladas de Robinho. A conquista tirou o Alvinegro da Vila Belmiro de uma fila.
Saída do Santos e complicações de saúde
Alberto Luiz de Souza nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso, e atuou em 32 partidas pelo Santos, todas em 2002. Marcou 12 gols no período. O ex-atleta é até hoje lembrado pelo golaço de bicicleta em cima da equipe do Parque São Jorge.
Ele foi o artilheiro máximo do Campeonato Brasileiro de 2002, mas acabou recebendo proposta do futebol europeu, e saiu do Santos para defender as cores do Dínamo,o de Moscou, da Rússia.
Não acostumado com as baixas temperaturas do Velho Continente, contraiu uma pneumonia e foi obrigado a voltar para o Brasil, realizando uma cirurgia com o objetivo de voltar ao futebol.
Recuperado, jogou pelo Corinthians, e encerrou sua carreira profissional em 2010, pela equipe do Catanduvense.