Santos possui recorde “inalcançável” no Paulistão
O Campeonato Paulista de 1959 foi a 58° edição do estadual mais competitivo de todo o Brasil. Infelizmente, o Santos ficou com o vice-campeonato, perdendo para o Palmeiras. Todavia, o Peixe conseguiu estabelecer um recorde que será quase impossível de ser alcançado pelas próximas gerações.
Neste ano, a equipe de Pelé, Pepe, Coutinho e companhia marcou incríveis 155 gols, permanecendo até os dias de hoje como maior número de gols feitos em uma edição do torneio promovido pela Federação Paulista de Futebol.
O torneio também ficou conhecido como o”Supercampeonato Paulista de 1959”, pois a final entre o Peixe e o Palmeiras se deu em partidas extras decisivas, por conta do empate entre os dois times no final do torneio.
O Santos chegou ao vice após perder uma série de três jogos de desempate. A decisão era em uma melhor de quatro, e após dois empates, o rival levantou o troféu após vencer a partida decisiva por 2 a 1, após gol decisivo marcado pelo ponta-esquerda Romeiro.
Todavia, pelo terceiro ano seguido, Pelé havia sido o artilheiro máximo do Paulistão, marcando incríveis 46 gols dos 155 totais marcados por toda a equipe santista da época.
Os três rebaixados para a divisão inferior do estadual foram o XV de Jaú, o Nacional e o Comercial de São Paulo. Vale lembrar que os dois últimos nunca mais atuaram na elite do futebol paulista.
A campanha final do Santos terminou com 41 jogos, 30 vitórias, cinco empates e seis derrotas, marcando 155 gols e sofrendo 58.
Confira todos os jogadores que marcaram a favor do Santos no Paulistão de 1959
- 46 gols: Pelé
- 41 gols: Pepe
- 28 gols: Coutinho
- 13 gols: Dorval
- 10 gols: Pagão
- 04 gols: Aguinaldo
- 03 gols: Jair Rosa Pinto
- 02 gols: Zito e Sormani
- 01 gol: Afonsinho e Feijó
- 04 gols contra: Dicão, Domingos, Carlão e Oreco