Santos pagou fortuna assustadora e contratou ídolo do Inter
O Santos é mundialmente conhecido por revelar grandes talentos dentro das suas categorias de base. Mas além disso, o clube também tem um grande histórico de contratar grandes “craques” por valores milionários e históricos.
A lista é bastante extensa e em muitos casos, os investimentos deram resultados dentro de campo, assim como em outros, a decepção foi tão grande que a solução teve que parar nos tribunais de Justiça. Um dos casos mais conhecidos foi o de Leandro Damião, ídolo do Internacional.
O jogador chegou ao Santos em 2013 com forte status de craque após uma passagem surpreendente no Internacional. O Peixe pagou cerca de R$ 42 milhões ao Internacional, em uma operação que contou com o apoio do fundo de investimentos Doyen Sports. Porém, o que parecia que daria super certo, se tornou um problema judicial.
Leandro Damião não rendeu o esperado, disputou 44 jogos com a camisa do Santos, marcando apenas 11 gols, se tornando uma das maiores decepções na história das contratações do clube santista. Após encerramento de vínculo, o jogador foi envolvido em uma disputa judicial entre o Santos e o Doyen.
Leandro Damião revela situação vivida no Santos
“O problema todo não era o clube em si. Os funcionários são pessoas queridas, sou amigos de muitos até hoje. Mas quem estava na direção naquela época, a gente perguntava: ‘Quando vai ser o pagamento?’, e a resposta era: ‘Não sei’. Não tinha satisfação nenhuma. Uma bagunça bem difícil (…) Quando eu fui pro Santos, todo mundo falava que era certinho. Então, não sei qual rolo que foi…. Tanto que, na época, não fui só eu que saí na Justiça, vários outros também saíram, como o próprio Arouca. Mas, pelo peso da contratação, a pessoa que foi mais odiada fui eu…”, afirmou Leandro Damião em entrevista concedida em 2024 para a ESPN.