Pessoas importantes querem que Santos homenageie Pelé com aposentadoria
A família de Pelé irá pedir ao Santos para que a camisa 10 do clube seja aposentada. A diretoria do Peixe já está ciente da possibilidade, mas ainda não foi procurada para tratar do assunto. Além disso, vários conselheiros do clube também sugeriram a aposentadoria do número.
O Estatuto Social do clube prevê que é necessário a aprovação da maioria dos conselheiros para acontecer qualquer mudança no uniforme. Apesar da sugestão de alguns, diversos conselheiros teriam se divido sobre a possibilidade da aposentadoria.
Atualmente, o venezuelano Yeferson Soteldo é quem utiliza a camisa 10. Na história do Santos, nomes como Giovanni, Diego, Zé Roberto e Paulo Henrique Ganso também já vestiram o mesmo número pelo qual Pelé ficou eternizado.
O Rei do Futebol e maior jogador da história do Santos morreu nesta quinta-feira (29), no Hospital Albert Einstein, por conta de uma falência múltipla dos órgãos provocada pelo avanço do câncer de cólon que ele tratava desde 2021. Ele estava internado desde novembro.
Santos irá mudar seu escudo para 2023 em homenagem a Pelé
Apesar da aposentadoria da camisa 10 ainda estar sendo discutida, o Santos já confirmou que irá realizar uma homenagem para o Rei Pelé em seu uniforme em 2023, mais precisamente no escudo. Será colocada uma coroa acima do distintivo, entre as duas estrelas referentes aos títulos mundiais de 1962 e 1963. O emblema será utilizado no uniforme a partir da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A ideia da homenagem surgiu após a aprovação do novo estatuto social do clube no início de novembro. A mudança será válida para jogos e futebol profissional, amador e no futsal, tanto na categoria masculina quanto na feminina, durante todo o ano de 2023.
A mudança no escudo já é pauta recorrente entre os conselheiros do clube, mas antes, esbarrava no estatuto social. Agora, o Peixe também poderá utilizar uniformes em referência a conquistas passadas com escudos antigos do clube.
“O que tem no novo estatuto é que o Santos pode usar os distintivos históricos. Vocês se lembram daquela camiseta azul clara que tinha um distintivo histórico? O Santos não pôde usar porque não tinha previsão no estatuto. Agora, podemos. É isso que é modernizar o estatuto”, afirmou Celso Jatene, presidente do Conselho Deliberativo do alvinegro praiano.
Esta não será a primeira vez que o Santos homenageia Pelé em seu uniforme. Em 2019, quando o Rei completou 79 anos, o clube utilizou a coroa acima do escudo, mas somente no uniforme do venezuelano Soteldo, que vestia a camisa 10, eternizada por Pelé.
Em 2011, durante a campanha do título da Copa Libertadores, aconteceu outra homenagem nos mesmos moldes. Novamente, o clube utilizou a coroa na camisa de Paulo Henrique Ganso; no entanto, a homenagem ficava localizada dentro do zero do número 10, na parte de trás da camisa.