Marta e Cristiane jogaram no Santos e ganharam a América
Não é só o time masculino do Santos que é notório por reunir grandes craques da história do futebol no elenco. No time feminino, duas das maiores jogadoras da história da modalidade atuaram juntas e quebraram recordes pelo Peixe. Estamos falando de Marta e Cristiane, que foram protagonistas no título inédito das Sereias da Vila da Copa Libertadores Feminina de forma invicta, além do título da Copa do Brasil.
Na época, Marta vinha de três prêmios de melhor jogadora do mundo, e atuava no Los Angeles Sol, dos Estados Unidos. O Santos contratou a jogadora em um emprésitmo de três meses, apenas com o objetivo de tê-la no elenco na disputa dos dois torneios. Usando a camisa 10 de Pelé, ela atuou em apenas 14 partidas, chegando à incrível marca de 26 gols.
Cristiane já estava no elenco santista, que era um dos melhores do futebol feminino na época. A equipe também contava com nomes como Érika, Maurine, Ketlen, Fran e Aline Pellegrino.
Com um elenco extremamente qualificado, as Sereias dominaram totalmente os times adversários na Libertadores. Foram 43 gols em seis partidas (média de 7,1 gols por jogo) – na primeira fase, foram quatro vitórias em quatro jogos, incluindo goleadas de 12 a 0 contra o EnForma Santa Cruz, da Bolívia, e de 11 a 0 contra o Caracas, da Venezuela.
Na semifinal, o alvinegro praiano derrotou o Formas Íntimas, da Colômbia, por 5 a 0. Na final, mais uma goleada: 9 a 0 contra o Universidad Autonoma, do Paraguai. Cristiane foi a artilheira da competição com 15 gols, enquanto Marta anotou sete.
No ano seguinte, as Sereias conquistariam o bicampeonato da Libertadores, novamente sob os comandos de Cristiane e sem Marta no elenco.