Relembre a estreia de Felipe Anderson pelo Santos
Felipe Anderson foi uma das grandes revelações do Santos neste século. No dia 6 de outubro de 2010, há 12 anos, o atacante formado na base do Peixe fazia sua estreia pelo time principal do alvinegro praiano. O jogador entrou durante a vitória do Santos, por 3 a 0, diante do Fluminense no Engenhão, com direito a hat-trick de Zé Love.
Felipe Anderson marcou seu primeiro gol com a camisa da equipe alvinegra no dia 11 de fevereiro de 2011, na vitória do Santos por 2 a 0 em cima do Noroeste, pelo Campeonato Paulista. Nas três temporadas em que defendeu as cores do Peixe, o atacante conquistou quatro títulos: Paulistão de 2011 e 2012, Libertadores 2011 e Recopa Sul-Americana 2012.
O atacante ficou no Santos entre 2010 e 2013, entrando em campo em 108 partidas e marcando nove gols. Após grande destaque em sua última temporada com a camisa alvinegra, Felipe foi ngociado para a Lazio, da Itália, por um valor de 7.8 milhões de euros (R$ 23 milhões de reais na época). Desde então, o atleta atua pelo futebol europeu.
Em 2018, Felipe Anderson assinou com o West Ham, da Inglaterra. Permaneceu na equipe da Premier League por três temporadas, com direito a um emprésitmo para o Porto em 2020. Retornou para a Lazio em 2021, e atua pelo clube até hoje.
Como foi a estreia de Neymar no Santos aos 17 anos?
No dia 7 de março de 2009, Neymar da Silva Santos Júnior fazia sua estreia pelo Santos Futebol Clube. Desde então, o “Menino da Vila” se tornou um dos jogadores mais habilidosos do futebol em todo mundo e um dos mais recentes ídolos da história do Peixe. Em sua primeira partida com o Alvinegro Praiano, Neymar tinha apenas 17 anos.
Foi em uma partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Paulista, contra o Oeste, no Pacaembu. Foi aos 14 minutos de segundo tempo que o então treinador Vagner Mancini tirou o colombiano Maurício Molina e colocou o jovem craque em campo para tentar inflamar o jogo e tirar o 0 a 0 do placar.
Logo em sua primeira jogada, Neymar mandou a bola no travessão, em um chute sem ângulo que foi antecipado por um lindo drible em um dos marcadores adversários. Foi um belo exemplo de que não estávamos vendo um jogador comum em campo.
O talento do garoto inflamou o Peixe, que foi para cima do clube de Itápolis e abriu 2 a 0 no placar, com gols de Roni e Madson. O Oeste descontou nos minutos finais com Dezinho.
A atuação de Neymar animou a comissão técnica, que decidiu colocá-lo com mais frequência na equipe durante as partidas. Apenas oito dias depois, ele marcou seu primeiro gol como profissional, em uma vitória por 3 a 0 contra o Mogi Mirim. Um ano depois, os talentos do “Menino Ney” levariam o Alvinegro Praiano para a conquista inédita da Copa do Brasil, ao lado de outro talentoso jogador, PH Ganso, e de seu até então ídolo Robinho.