Relembre o último protesto da torcida do Santos
Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, em partida contra o Fortaleza, parte da torcida do Santos presente na Vila Belmiro realizou protestos após o alvinegro praiano ser derrotado por 2 a 0. Após o segundo gol do time visitante, foi possível ouvir gritos de “time sem vergonha” vindos da arquibancada.
No setor das torcidas organizadas do estádio, foi possível ver faixas estendias com as seguintes mensagens: “Respeito é bom e eu gosto”, “Presidente omisso”, “Queremos jogadores”, “SAF não” e “Planejamento amador”.
O Peixe terminou o Campeonato Brasileiro na 12ª colocação, completando mais um ano sem conseguir a classificação para a Copa Libertadores.
Apesar de protestos, Santos aprovou possível transformação em SAF
Em novembro de 2022, a proposta do novo estatuto do Santos Futebol Clube foi aprovada pelos sócios do alvinegro praiano. Uma das principais mudanças no documento é adequação do clube para a possível criação de uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), o que permite que o Peixe possa ter parte de seus direitos vendidos a investidores.
Caso a diretoria do clube tenha a intenção de transformar o Santos em SAF, o processo não será tão simples. Será necessário primeiramente que a decisão passe por todos os órgãos do clube, e depois, ser aprovada por associados com direito a voto. Ou seja, a mudança no estatuto trata-se de uma adequação para a Lei Federal. Isso não significa que, de imediato, o Santos constituirá a SAF e nem que ela possa ser feita pela simples vontade do presidente e Comitê de Gestão.
Este fato é complementado por Celso Jatene, presidente do Conselho Deliberativo do Santos: “A partir de agora nós temos uma regra que nos adequa à lei federal. Quem decide é o Santos. Através de quem? Através do associado do Santos, quem decide é o associado através de vários trâmites. Agora, o Santos tem um regimento”.